Café EAD - Plugin TCC/Estágio

Conheça o Plugin TCC/Estágio e saiba como o Moodle pode ser adaptado para atender as mais diferentes demandas

O Moodle é um software livre que pode ser moldado de acordo com a necessidade de cada instituição ou empresa. Em publicação anterior nós já tratamos sobre o tema, nosso interesse agora é demonstrar como plugins podem ser desenvolvidos para ampliar a funcionalidade do software e responder às mais diferentes demandas.

Um exemplo disso que estamos tratando é o Plugin TCC/Estágio desenvolvido pela Café EAD em parceria com a equipe pedagógica da Faculdade FAEL. Esta é uma ferramenta criada para facilitar o envio, o acompanhamento e todas as etapas de correção e orientação que envolvem os processos de elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso ou a relatoria e supervisão de um Estágio.

Atualmente, grande parte das instituições utiliza a ferramenta de tarefa no Moodle para o envio de trabalhos, incluindo estes que envolvem um acompanhamento permanente e prolongado. Como no último exemplo, os trabalhos são executados ao longo de mais de um semestre letivo, as trocas de disciplinas acabam dificultando o envio de novas etapas, assim como a correção e acompanhamento do professor responsável pela orientação.

Para facilitar esse processo, tanto para o aluno quanto para o professor e para a própria instituição, é que o desenho do Plugin foi adaptado para o envio de todas as etapas de TCCs e de relatórios de estágios. O objetivo foi facilitar a visualização e correção de todas as partes envolvendo o processo no qual aluno e orientador estão implicados.

Vamos conhecer um pouco da aplicabilidade do Plugin TCC/Estágio!

Depois de instalado o Plugin já aparece na lista de atividades do curso do Moodle.

O próximo passo é fazer as configurações iniciais, incluindo o nome da atividade, descrição e data que estará disponível – como as demais atividades do Moodle.

A ferramenta pode ser utilizada para graduação (trabalho de conclusão e estágio) ou para pós-graduação. A configuração das notas pode variar entre uma única nota (a da banca) ou estabelecer-se a partir das somas das postagens mais a nota do trabalho. 

A instituição também pode disponibilizar um formulário que deve ser preenchido antes do envio das primeiras etapas adaptando os campos que devem ser elaborados pelo aluno. Os tópicos que podem ser: tema, problemas de pesquisa, hipótese, metodologia, objetivo geral, resumo e outras 8 opções que ajudam a estruturar a elaboração do trabalho a ser desenvolvido. 

É possível configurar as postagens com prazos para cada etapa, podendo envolver um ou mais alunos. Para a organização estão disponíveis múltiplos status que ajudam a visualizar com facilidade o andamento do processo. Eles estão divididos em: pendente, enviado, aprovação, em correção, aguardando postagem, orientado e, como últimas etapas, aguardando banca e finalizado.

Existem três perspectivas diferentes de acesso às informações da ferramenta: a visão do administrador (verá todos os grupos com a possibilidade de interação),  a visão do professor (limitada aos grupos que orienta) e a visão do aluno (relacionada ao processo que está envolvido).

Essas são algumas das funcionalidades desse  Plugin desenvolvido em 2019 e que permaneceu em aperfeiçoamento desde então. Ele é compatível com as versões do Moodle 3.8, 3.9 e 3.10.  Tudo para facilitar o processo de troca e acompanhamento envolvendo instituição, professor e aluno. 

Ficou interessado nessa ferramenta educacional ou precisa atender a outra demanda específica da sua instituição ou empresa?  Procure a Café EAD, nós desenvolvemos as melhores soluções em educação a distância. 

Veja aqui a apresentação do Plugin TCC para o MoodleMoot