Café EAD - Moodle, plataforma EAD

Moodle – saiba mais sobre uma das principais plataformas de ensino a distância

O Moodle é abreviação de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (numa tradução livre, Ambiente de Aprendizagem Dinâmico Modular Orientado a Objetos). É uma plataforma de aprendizagem baseada em software livre utilizada para atividades a distância e cursos online. Ela possui um sistema de código aberto e conta com uma das maiores bases de usuários do mundo.

Baseado numa filosofia educacional construtivista, o Moodle viabiliza o protagonismo do estudante, superando o uso exclusivo de recursos tradicionais como livros ou aulas expositivas para ensinar. Este ambiente virtual  é centrado no estudante, onde o professor é responsável pela orientação, conduzindo o aluno ao aproveitamento de suas potencialidades e à novas descobertas.

Por isso a ênfase das ferramentas está na interação, tanto de alunos e professores quanto horizontalizada, entre os participantes dos cursos. A possibilidade de compartilhamento torna o espaço um ambiente colaborativo, onde os participantes podem ser formadores e ao mesmo tempo aprendizes, trabalhando com ambientes de diálogo,  como fóruns e espaços de bate-papo.

Disponível em diversos idiomas, a plataforma é utilizada por instituições de ensino e empresas, incluindo a Universidade Aberta do Brasil que oferece diversos cursos de graduação a distância em parceria com universidades federais de todo o país.

A ferramenta funciona também como um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ajudando profissionais a desenvolverem cursos online ou suportes para cursos presenciais, com múltiplos recursos.

O Moodle é um ambiente virtual bastante versátil que pode ser acessado de qualquer navegador  da Web (como FireFox, Internet Explorer, Safari, entre outros). Esse modelo de ambiente virtual tem a vantagem de ter seu código fonte disponibilizado gratuitamente e permite que adaptações e personalizações sejam realizadas para atender a necessidade de cada curso e público que utilizará a plataforma.

Outro ponto que torna o Moodle tão popular é a facilidade de importação e exportação de conteúdos para outras plataformas que obedeçam ao mesmo padrão. Isso garante flexibilidade e segurança para quem opta por esse sistema. Também é completamente personalizável, permitindo que cada curso tenha a identidade da instituição que vai ofertá-lo. 

Acompanhamento e avaliação dos estudantes no Moodle

A plataforma oferece um grande número de recursos que possibilitam a aplicação de uma variedade de modelos avaliativos. Podemos citar alguns deles:

Avaliação por acessos – com a ferramenta log de atividades, é possível transformar em gráficos os acessos dos participantes à página virtual, demonstrando o que foi utilizado, quais módulos e materiais foram acessados, com data e horário, além do tempo de permanência.

Avaliação por participação – com o acompanhamento de todas as interações do aluno (como envio de perguntas ou respostas e atividades colaborativas).  Também existem ferramentas para que o professor disponibilize ensaios, exercícios e tarefas com prazos específicos para entrega.

Avaliação formativa e somativa – permite a criação de enquetes, questionários tanto com perguntas objetivas quanto dissertativas. As avaliações podem ser submetidas em datas programadas e com especificação de tempo para a resolução das questões.

Os critérios de avaliação são definidos pelos responsáveis pelo conteúdo, com liberdade para utilização ou mescla de todas as opções ofertadas. 

O sistema funciona como peças que são escolhidas de acordo com a necessidade de cada módulo de formação e permitem que ele seja adaptado respeitando as demandas de cada instituição e de seu modelo de ensino. 

As inúmeras possibilidades de utilização que o Moodle disponibiliza são uma vantagem, mas ao mesmo tempo podem configurar uma barreira para a aplicação das soluções adequadas para cada iniciativa de formação. Por isso, empresas especializadas na plataforma são facilitadoras. 

Quer personalizar seu curso e utilizar melhor as ferramentas que a plataforma oferece? A Café Ead é especialista nesse assunto, entre em contato e descubra todas as possibilidades que o Moodle pode oferecer.