cafe_ead_tudo_em_um_unico_acesso

Tudo em um único acesso: veja a importância da integração entre Moodle e plataformas de web conferência

As web conferências e as salas virtuais são uma realidade após um ano de distanciamento físico. A maioria das pessoas envolvidas com educação (tanto administradores, professores e alunos) já está pelo menos parcialmente familiarizada com estes ambientes, mas será que todos sabem as possibilidades que envolvem  a integração desses espaços com o Moodle?

Integrar os serviços de conferência web com o Ambiente Virtual de Aprendizagem é uma forma de simplificar o acesso e permitir que as aulas síncronas sejam facilmente disponibilizadas para que os alunos revisem e revejam os conteúdos. Quando todas as ferramentas estão integradas e podem ser acessadas de um mesmo espaço a organização do material é facilitada para todos os usuários. 

A iniciativa de vincular plataformas como Zoom, Meet, Teams, Jitsi e Big Blue Button com o Moodle permite descomplicar o acesso dos alunos e professores ao conteúdo, agregando valor para sua instituição ou empresa. Precisar de acessos diferentes para cada conteúdo pode gerar uma espécie de labirinto indecifrável para alguns alunos, acarretando em confusão e desmotivação.

Essa integração permite que sistemas de ensino a distância vinculados ao Moodle se integrem nativamente aos serviços de conferência. Assim, as salas virtuais ficam disponíveis no espaço Moodle da sua instituição ou empresa, possibilitando que o acesso a todo o material seja realizado a partir de uma única credencial, sem a necessidade de criar novas contas ou da realização de acessos sem credenciais, o que garante um processo seguro para os alunos e administradores.

Quer saber mais sobre as aulas síncronas feitas a partir de conferências web? Saiba como esse recurso pode ser utilizado para melhorar o engajamento dos alunos em seus cursos!

A comunicação síncrona é aquela que acontece em tempo real,  esse modelo de transmissão ao vivo permite que professores e alunos interajam de forma mais direta. Elas podem ser utilizadas para uma simples revisão e resolução de dúvidas ou mesmo como ferramenta principal de ensino. 

As aulas virtuais utilizam vídeo e áudio e contam com recursos como a exposição de slides, vídeos, quadro branco interativo, além de um chat que pode ser usado para expor dúvidas dos alunos a serem esclarecidas mais tarde pelo professor ou para troca de informações entre os participantes.

Esses espaços também permitem:

       – Moderação e controle sobre os participantes

       – Compartilhamento de câmera e microfone

       – Compartilhamento de documentos em tempo real

       – Compartilhamento de tela da máquina do apresentador

       – Uso de quadro branco para anotações durante as apresentações

       – Uso de diferentes formatos de arquivos 

       – Possibilidade de gravar as aulas completas 

       – Gravações controladas pelos moderadores da sessão

       – A disponibilização das gravações 

       – Controle total sobre os participantes e suas ações

       – Criação de sessões, desde reuniões colaborativas até webinars

       – Agendamento dos eventos e gestão da comunicação

As salas virtuais foram uma das alternativas mais utilizadas durante a pandemia para suprir o impedimento das aulas ou encontros presenciais, mas essa tendência veio para ficar, mesmo que em modelos híbridos de ensino. Por isso é importante tornar o processo ágil e prático para todos. 

Faça o melhor uso dos recursos disponíveis para a educação a distância com a ajuda da Café EAD. Nós integramos suas ferramentas e deixamos tudo disponível num só acesso, simplificando para você e para o seu aluno.