A Educação a distância é uma alternativa para a inclusão e formação de milhares de brasileiros. Ela pode ser aplicada a cursos rápidos, de treinamento e aperfeiçoamento, mas pode também ser utilizada para uma formação extensa e completa, como uma graduação.
O desafio no Brasil é, dentro de um universo onde a educação é uma das três principais despesas mensais prioritárias para os consumidores, desenvolver ferramentas e aplicações que envolvam cada vez mais os alunos no processo de aprendizagem.
É por isso que a transformação na EAD é contínua, na busca por apresentar e incluir cada vez mais pessoas nesse universo a partir de inovações que garantam o engajamento de novos e antigos alunos.
Veja como a EAD pode seguir esse caminho em 2022 com as tendências de aprendizagem e desenvolvimento que já começam a ser empregadas e outras que ainda são promessas.
Aumento na aprendizagem virtual
A pandemia impulsionou o emprego da EAD como ferramenta de aprendizagem em função das restrições impostas por questões sanitárias, mas essa realidade, independente da necessidade de distanciamento, tende a permanecer em crescimento.
Isso acontece porque o modelo a distância permite uma melhor gestão do tempo e de recursos. Possibilita também o emprego de novas tecnologias que funcionam como estímulo para a maioria das pessoas (de acordo com a Emerging Trends Research, 70% dos entrevistados globalmente afirmam que as novas experiências tecnológicas melhoram o ambiente virtual).
Aprendizagem móvel
O Mobile Learning é outro elemento que permite a inserção de milhões de brasileiros no universo EAD. O uso dos smartphones permite que as pessoas que não têm acesso aos computadores possam também ampliar suas formações. É um mercado ainda pouco explorado, mas que tende a crescer no próximo ano.
Plataformas adaptadas e personalizadas para o uso nos celulares permitem maior mobilidade e o aumento no número de usuários. O Moodle já disponibiliza o aplicativo móvel e o gerenciamento da plataforma é simples, basta interesse em ampliar o alcance da sua formação.
Micro aprendizagem
Os conteúdos reduzidos, focados num aprendizado rápido sobre um tema específico são tendência. Eles podem estar inseridos num escopo maior, de aprendizagem macro ou podem ser disponibilizados de forma a dispor um conhecimento específico para o aluno de forma rápida, podendo compor um bloco de micro aprendizagens.
Para as empresas este é um método eficiente no sentido do acesso rápido, possível sempre que o colaborador precisa aprender algum procedimento ou conhecer alguma informação relevante dentro do fluxo de trabalho. Para as instituições de ensino também são uma ótima alternativa, podendo ser inseridas dentro de formações mais amplas, dinamizando a aprendizagem.
O emprego de vídeos na aprendizagem
O uso de vídeos não é exatamente uma novidade no universo EAD, visto que as formações em cursos pela televisão foram aplicadas antes mesmo da educação online. Mas a novidade está na forma como o vídeo pode ser combinado com outras ferramentas para tornar a aprendizagem ágil.
Num mundo onde existem cerca de 3 trilhões de conteúdo de vídeo disponíveis na internet mensalmente, sabemos que a busca por esse tipo de linguagem é relevante e pode ser reconfigurada para a aprendizagem. O principal é abandonar as produções longas para ceder espaço para conteúdos mais rápidos, que seguem a dinâmica das redes sociais.
Emprego de novas tecnologias – RA e VR
A gamificação é um recurso já amplamente empregado para aumentar o engajamento dos alunos a partir de ações que emulam a condição imposta pelos jogos – com disputas, conquistas, trabalho individual ou coletivo. Mas o uso de realidade virtual e realidade aumentada garantem um avanço ainda incalculável no processo de aprendizagem baseado não apenas na gamificação, mas na possibilidade de inserção do aluno em diferentes realidades e vivências.
Essas tecnologias podem estar aliadas a gamificação, mas não necessariamente. Elas possibilitam a simulação e visualização de situações diversas, possibilitando que criatividade e funcionalidade caminhem juntas para a construção de novos conteúdos EAD.
As novas tendências estão aí para serem utilizadas, pensando sempre em transformar para melhorar. Nesse sentido a Café pode ser parceira da sua empresa ou instituição, desenvolvendo e aplicando novas tecnologias e metodologias para engajar e alcançar cada vez mais alunos.