Café EAD - Streaming na EAD

Streaming na EAD

Ver vídeos, ouvir música e assistir a filmes nunca foi tão acessível. São muitas opções de plataformas que permitem que os usuários acessem os conteúdos sem a necessidade de baixar os dados, ou seja, sem fazer downloads.

Acessar tudo direto da internet é uma praticidade que já é realidade para todas as pessoas que utilizam a internet. Isso pode ser feito por plataformas como Netflix, Spotify, YouTube, Vimeo, Akamai, entre outras ferramentas já disponíveis no mercado. Mas como utilizar essa praticidade no universo EAD?

As ferramentas de streaming podem ser empregadas para conteúdos assíncronos (aqueles disponíveis a qualquer hora) e síncronos (feitos ao vivo contando também com a participação do espectador). Nos conteúdos síncronos a interação pode ser realizada via chat ou, quando o número de participantes permite, todos podem estar participando da construção do conteúdo.

A educação pode e deve acompanhar o avanço tecnológico, facilitando o acesso, e permitindo que mais pessoas tenham contato com o conteúdo disponibilizado. Assim, as ferramentas de streaming podem ser seu espaço exclusivo para compartilhamento do material de estudo (com cursos completos divididos em módulos de vídeos ou podcasts) ou ser mais um recurso empregado para dinamizar a utilização de outros ambientes virtuais de aprendizagem.

De qualquer forma é preciso considerar que os usuários da internet já estão familiarizados com esse tipo de ferramenta, por isso é importante inseri-las no cotidiano da EAD. É preciso estar em constante aprimoramento para acompanhar as facilidades que estão disponíveis no universo tecnológico e podem ser empregadas para melhorar a educação a distância.

Como utilizar a ferramenta de Streaming na EAD?

Os streamings podem ter uma variedade de aplicabilidades na EAD, incluindo o uso para treinamentos corporativos. Um celular ou uma webcam são suficientes para que milhares de pessoas possam acessar sua fala a partir de qualquer lugar. É possível ainda criar uma TV corporativa ou transmitir eventos e palestras, ampliando a participação.

Para a formação de cursos ou conteúdos de instituições de ensino, os streamings são a ferramenta ideal para ampliar o acesso, tendo em conta a facilidade para acompanhar os conteúdos nesse formato. As transmissões podem ser utilizadas em eventos, para distribuição de conteúdo assíncrono e mesmo para uma interação cotidiana (que pode também ser disponibilizada de forma assíncrona mais tarde).

As plataformas mais utilizadas são YouTube e Vimeo, a segunda com a vantagem de não empregar publicidade ao longo da visualização do conteúdo. Mas é possível desenvolver plataformas exclusivamente educacionais, ou utilizar outras já disponíveis. As possibilidades são muitas.

O importante é buscar inserir recursos do cotidiano dos usuários da internet para aproximar a educação de quem está do outro lado das telas. A familiaridade com os formatos já utilizados é a chave para dinamizar a distribuição de conteúdo e engajar o aluno.

A Café EAD é especializada no emprego das melhores ferramentas para ampliar o alcance de sua empresa ou instituição. Por isso compartilhamos alternativas e dividimos nossa experiência com você. Mude sua maneira de ensinar com o nosso apoio!