Café EAD - Trilhas gamificadas

Saiba o que são as trilhas gamificadas e como fazer uso dessa ferramenta no seu curso EAD

A maioria das pessoas imagina que um conteúdo gamificado é composto por jogos, mas a gamificação não está resumida a isso. Na educação a distância é comum que os princípios que envolvem os jogos sejam utilizados para engajar os alunos no processo de aprendizagem, e é isso que caracteriza esse tipo de ferramenta.

Um grande desafio na EAD é tornar o conteúdo atrativo e próximo ao universo vivenciado pelos alunos cotidianamente. Quando empregamos elementos típicos dos jogos na aprendizagem tornamos o processo lúdico e desafiador, aproveitando algumas características que são comuns aos jogos para motivar os alunos – como a narrativa, o feedback, a cooperação, a pontuação e os níveis. 

É quando damos ao aluno a impressão de estar jogando quando na verdade está estudando. Na plataforma Moodle existem diversas possibilidades para o uso da gamificação através de ferramentas nativas, como as badges (medalhas), ou por meio do uso de plugins.

O importante, antes de utilizar essa ferramenta, é saber qual o tipo de interação que você pretende proporcionar aos alunos e vincular e desenvolver as ferramentas de acordo com a temática e público-alvo do curso.

A dinâmica precisa ser definida com cuidado, estabelecendo regras claras e calculando as premiações. O trajeto pode ser competitivo ou envolver apenas um desafio pessoal, mas é preciso atenção para não exagerar nos obstáculos e obter o resultado contrário ao esperado, desmotivando o aluno a permanecer na competição.

Veja alguns elementos que podem ser utilizados no engajamento dos alunos:

1) Estabelecer desafios

2) Definir uma condição de vitória

3) Criar um sistema de pontos

4) Oferecer recompensas de Status, Acesso e Coisas

5) Atualizar o quadro de líderes

6) Fornecer emblemas para motivar os jogadores

7) Favorecer a visibilidade em redes sociais e mudança de status

8) Estabelecer novos desafios

A gamificação a partir das ferramentas:

Badges (medalhas)

Como já explicamos anteriormente, essa é uma opção já disponível no Moodle, sem a necessidade do uso de plugin. As medalhas são distribuídas aos alunos de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo curso. Isso possibilita o acompanhamento do desempenho de cada aluno, além de um ranking onde podem competir ou trabalhar de forma colaborativa. 

Level up

Bastante utilizado, esse plugin pode estar associado ao Badge. Nele as atividades e conteúdos são exibidos mediante o cumprimento de metas anteriores. É como nos jogos onde as novas fases vão surgindo sempre que conseguimos ultrapassar as anteriores. 

Game

É mais um plugin e esse sim envolve propriamente o uso de jogos, que como vimos é apenas uma parte dos elementos que abarcam a gamificação. Ele não exige que qualquer software seja instalado na máquina para o desenvolvimento dos jogos, facilitando o processo. A partir dessa ferramenta podemos criar atividades como Forca, Caça Palavras, Quiz, entre outras opções. 

Essas e outras ferramentas podem ser o estímulo necessário para despertar o interesse dos alunos nas atividades propostas, além de facilitar o acompanhamento do desempenho de cada um deles. Num momento onde EAD faz-se tão necessária é preciso saber fazer uso de recursos que tornam esse ambiente atrativo, diferenciando o processo de aprendizagem no meio virtual das salas de aula tradicionais.

A educação pode ser inovadora e a Café EAD ajuda a sua instituição ou empresa a empregar as melhores ferramentas e metodologias para que isso aconteça. Converse conosco e saiba como!