O mercado de educação a distância é amplo e ilimitado. A EAD viabiliza a formação e capacitação de colaboradores, de técnicos, graduandos e de qualquer pessoa que esteja buscando um novo conhecimento. Esse modelo de ensino pode ser de longa duração ou utilizado para cursos de formação rápida, como a exemplo de conteúdos envolvendo trabalhos manuais (que podem ser avulsos ou divididos em blocos com diferentes níveis de dificuldade).
Esse universo pode ser ocupado por qualquer pessoa que queira monetizar seus conhecimentos, basta conhecer o caminho certo para isso. Existe uma infinidade de possibilidades para a EAD, mas como saber qual é a melhor opção para que os seus cursos saiam do papel? Ou para que você consiga alcançar o público que espera com o material que já tem disponível.
A Café EAD vai te ajudar compartilhando 10 etapas fundamentais para que os seus cursos cheguem até as pessoas que procuram pelo conhecimento que você ou a sua empresa tem para oferecer!
Veja 7 etapas para vender os seus cursos online
1- O primeiro passo é o planejamento e a estruturação dos cursos
Nessa primeira etapa é preciso pensar no conteúdo, escolher o melhor formato para ofertar seus cursos (em módulos, a partir de objetos de aprendizagem ou qualquer outro que julgar adequado).
É importante pensar no público que pretende atingir porque isso influi inclusive sobre o formato a ser escolhido.
Quando o projeto já estiver estruturado, não esqueça de aplicar ferramentas interativas e que estimulem o engajamento futuro de seus alunos.
2- Escolha a plataforma em que ele será disponibilizado
A plataforma em que seus cursos serão disponibilizados funciona como um prédio físico, precisa ser adequado para receber seus alunos. Isso significa criar um espaço intuitivo e de fácil acesso, assim você não restringe a participação de alunos com pouca familiaridade com os múltiplos espaços virtuais.
Pense também nas ferramentas que pretende utilizar e verifique qual plataforma oferece tudo que você precisa para tornar o seu projeto uma realidade.
Informações claras e caminhos simples são a melhor forma de engajar seus alunos.
3- Crie um layout atrativo
O cuidado com a imagem da sua marca é fundamental. Refletir através da sua identidade visual aquilo que o conhecimento disponibilizado representa ajuda a atrair mais alunos e a engajar aqueles que já fazem parte da sua plataforma.
É preciso pensar também nos dispositivos que serão utilizados para acessar a seu espaço virtual e, caso queira atingir um público maior, pensar num layout responsivo (adaptável para diferentes dispositivos, como computadores, celulares e tablets).
4- Integração entre loja e plataforma de ensino
A integração permite que ações, como a de cadastramento, estejam vinculadas, automatizando o que antes demandava comandos manuais. Dessa forma, você permite que seu novo aluno tenha acesso rápido ao curso adquirido, bastando a simples confirmação de pagamento.
Agilizar o processo no universo virtual é fundamental para conseguir alcançar mais pessoas, que muitas vezes buscam esse modelo de aprendizagem justamente pela praticidade.
5- Estabelecer formas de pagamento
Existe uma gama ampla de formas de pagamento, mas como escolher a melhor? É preciso pensar mais uma vez no público pretendido e estudar quais são as formas mais usuais entre eles, pode ser boleto bancário, Pix, gateways de pagamento, entre tantas opções disponíveis no mercado.
O importante é compreender qual é a mais funcional para você e, principalmente, para seus futuros alunos.
6- Divulgação e promoções
Fazer com que a divulgação chegue até quem interessa é peça chave. Invista em promoções, redes sociais e espaços físicos ou virtuais por onde o seu público alvo transite.
Para ampliar o alcance, a visibilidade é fundamental. Criar a plataforma e disponibilizar os cursos são apenas as primeiras etapas, que sem a devida divulgação acabam não funcionando. Ficam como livros guardados numa gaveta que ninguém abre.
7- Acompanhamento de resultados
Faça uso de relatórios para acompanhar tanto o uso de sua plataforma quanto as vendas de seus cursos. É possível gerar dados que te ajudarão a ter um panorama completo do andamento e venda de seus cursos. Assim fica mais fácil tomar as decisões certas, sem precisar usar o método tentativa e erro. Seja assertivo empregando relatórios gerenciais completos.
O essencial nesse trajeto é não abrir mão da qualidade, contemplando cada uma das etapas!
O fato é que existem muitas escolhas possíveis para cumprir os passos sugeridos e se você ainda tem dúvida sobre qual delas é melhor para você e sua empresa, procure a Café EAD porque nós oferecemos todas essas soluções para que seus cursos cheguem até quem interessa!