Razões para aderir à tecnologia na educação infantil

O grande desafio atual das escolas é atualizar-se para inovar e avançar para um novo modelo de ensino que ultrapasse o método exclusivamente tradicional. Para que a mudança seja possível é necessário acompanhar as novas tendências e admitir que a tecnologia na educação é necessária e uma ferramenta que veio para ficar.

 

Quando a questão é a educação infantil é preciso ter uma série de cuidados com a identificação das melhores formas de manter as crianças atentas à aula. Embora o ensino convencional seja o mais utilizado nas escolas, sabemos que ele já não traz resultados tão eficazes para fazer frente aos processos de transformação da sociedade.

 

Pensando nisso, listamos algumas razões para que sua escola adote a tecnologia como ferramenta para melhorar o aprendizado das crianças:

 

  1. Melhoria na qualidade do ensino

A tecnologia gera experiências de aprendizagem modernizando as aulas e aperfeiçoando o processo educacional. Isso faz com que novas habilidades sejam desenvolvidas. Gera flexibilidade de ensino e potencializa o trabalho dos educadores, além de otimizar o tempo de estudo.

 

  1. Aumento do engajamento dos alunos

A geração conectada tem noção de quase tudo que acontece no mundo. Logo,  naturalmente o uso da tecnologia desperta a curiosidade das crianças em sala de aula. Esse recurso mantém os alunos engajados e interessados, permitindo que interajam mais nas atividades.

 

  1. Valorização da parceria entre a escola e os pais

Com a tecnologia a favor da instituição, fica muito mais fácil estabelecer um diálogo permanente com os responsáveis, possibilitando que eles acompanhem a evolução dos filhos durante o ano letivo. Isso contribui para uma presença mais ativa dentro do lar, para a participação em atividades escolares e uma melhora na esfera afetiva.

 

  1. Redução no número de reprovações

A tecnologia permite que os educadores auxiliem de forma mais ampla as crianças em relação às disciplinas, possibilitando um acompanhamento minucioso das dificuldades de cada aluno. Desta forma, é possível identificar os conteúdos que precisam ser reforçados e quais são os aspectos mais complexos para cada um dos alunos, reduzindo as dificuldades.

 

  1. Auxilia na preparação para futuras carreiras

A tecnologia permite que as crianças desenvolvam o pensamento crítico diante de problemas do dia a dia, aumentando a criatividade e a iniciativa para resolver questões propostas. Possibilita uma educação empreendedora porque as profissões estão, mesmo em certa medida, envolvidas com a tecnologia e proporcionar esse método de ensino faz com que as crianças estejam preparadas para o futuro.

 

6. Cria um diferencial competitivo para a escola

Por fim, mas não menos importante, a utilização da tecnologia na educação faz com que a sua instituição coloque-se um passo à frente. Esse diferencial permite que os processos no ambiente escolar estejam integrados à realidade dos alunos e, simultaneamente,  acordados com o projeto pedagógico da escola. Permite a elaboração de um plano de ensino com alternativas viáveis para aprimoramento do conteúdo vinculado com o cotidiano dos alunos.
 
 
E então, esse conteúdo foi relevante para sua escola? 
Não sabe por onde começar a aplicar a Tecnologia na educação infantil?
A Café EAD está aqui para assessorar e oferecer soluções inovadores. Entre em contato agora mesmo!