Café EAD - Diferença entre graduação presencial, semipresencial e a distancia.

Qual a diferença entre a graduação presencial, semipresencial e a distância?

As inscrições para participação no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) estão abertas, mas como decidir entre tantas opções de cursos e modalidades de ensino?

Para as pessoas que já sabem qual curso pretendem fazer mas ainda não escolheram de que forma cursar sua graduação, nós damos uma mãozinha.

Quais são as modalidades de graduação?

Graduação Presencial

É a forma tradicional para formação superior. Neste modelo o aluno frequenta as aulas presencialmente, usando a estrutura física disponibilizada para sua aprendizagem. Alguns cursos contam com uma pequena carga horária a distância, mas a grade curricular é majoritariamente ministrada nos campi das instituições.

Vantagens da graduação presencial: esse modelo funciona de forma mais eficaz para as pessoas que têm dificuldade em organizar sua própria rotina, além de permitir contatos diretos com os demais envolvidos na formação, tanto com docentes quanto com os discentes.

Desvantagens da graduação presencial: necessidade de deslocamento constante e demanda de tempo pré-estabelecida para acompanhar as aulas e atividades presenciais. Ausência de flexibilidade.

Graduação Semipresencial

Neste modelo as aulas acontecem presencialmente e a distância. Como o nome já diz, é parcialmente presencial. A rotina de formação é comumente estabelecida a partir de um ou dois encontros semanais que ocorrem nos polos da instituição (que podem envolver aulas práticas, com uso de laboratórios ou aulas tradicionais) com o restante da carga horária realizada a distância.

Vantagens da graduação semipresencial: possui uma estrutura com encontros presenciais fixos, o que facilita para currículos que demandam aulas práticas, além de contar com a possibilidade de estabelecer contatos presenciais com colegas e professores sem abrir mão completamente da flexibilidade das aulas a distância. 

Desvantagens da graduação semipresencial: a graduação semipresencial não permite que o aluno escolha de forma ampla o melhor momento para seus estudos, contando com um calendário presencial constante e pré-estabelecido pela instituição. 

Graduação a distância

A modalidade de educação a distância ganha cada vez mais espaço e alunos. Mesmo os cursos presenciais, com frequência, contam com disciplinas no formato EAD, como já mencionamos. Neste modelo as aulas acontecem em plataformas online que podem ser acessadas de diferentes dispositivos como celulares ou computadores. Permite que o aluno frequente o curso sem a necessidade de um deslocamento diário ou fixidez de horário para os estudos.  Possui carga horária semelhante ao curso presencial ou semipresencial.

Vantagens da graduação a distância: na graduação EAD é possível encurtar distâncias.  Um aluno sem a possibilidade de frequentar uma instituição próxima de seu local de residência ou trabalho pode optar pela EAD e dar continuidade aos seus estudos. É um modelo de ensino que ajuda na democratização da educação, reduzindo as limitações da localidade e da rigidez nos horários de estudo.

Desvantagens da graduação a distância: como nem sempre existe a necessidade de comparecimento a um espaço físico da instituição, é importante verificar o registro desta junto ao MEC, assim como o conceito estabelecido pelo MEC para o curso que você pretende frequentar. Assim você atesta a qualidade do ensino que receberá.

Existe diferença entre diploma de graduação presencial e a distância?

Uma dúvida muito comum é se constará no diploma que a graduação foi realizada no modelo EAD. Se isso era um impeditivo para você, fique tranquilo. Não existe distinção entre os diplomas obtidos nas diferentes modalidades de ensino. Se o curso de graduação é reconhecido pelo MEC, qualquer que seja o formato das aulas, resultará no mesmo tipo de diploma. No documento não há nenhuma especificação sobre como os estudos foram realizados, se presencialmente ou a distância. Isso acontece porque todos os formatos de ensino possuem a mesma validade jurídica. 

Gostou dessas informações? Então continue acompanhando o blog da Café EAD e saiba muito mais sobre formação ou educação e suas tecnologias.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *