O que é aprendizagem organizacional?

O que é aprendizagem organizacional?

As empresas que querem obter sucesso e destaque num universo de crescente concorrência sabem que é preciso investir na formação de seus profissionais. 

A aprendizagem organizacional é uma estratégia voltada para isso. Ela envolve a transmissão contínua de conhecimento que deve ser oferecida e estimulada pelas empresas. 

Os novos conhecimentos podem estar voltados para o desenvolvimento de novas habilidades e capacidades, auxiliando no desempenho das atividades cotidianas dentro da organização. São iniciativas que otimizam resultados, poupam custos e colaboram para que os profissionais estejam sempre atualizados e preparados para as mudanças contínuas que estão relacionadas a qualquer área de atuação.

Mas a aprendizagem organizacional vai além da capacitação técnica contínua, ela também é uma ferramenta para a disseminação e fortalecimento da cultura organizacional das empresas.

 

A aprendizagem como ferramenta para padronizar abordagens e reforçar a necessidade de comportamentos positivos dentro da empresa

A necessidade de ampliação da capacidade técnica dos colaboradores é consenso entre gestores e administradores de empresas. Os números indicam que profissionais atualizados geram um retorno mais efetivo para suas funções. Mas implementar uma cultura sólida, com valores claros, respeitados e disseminados por todos os integrantes da empresa é outro aspecto que alavanca o bom desempenho de um negócio.

Embora as boas práticas sejam necessárias em qualquer negócio, elas se destacam ainda mais quando consideramos empresas que prestam atendimento ao cliente. Nesses casos, a cultura implantada entre os colaboradores reflete diretamente no contato com os consumidores do serviço ou produto, resultando em uma eficiência ampliada.

Podemos exemplificar com uma empresa de atendimento ao cliente que valoriza a empatia e a resolução rápida de problemas. Para fortalecer essas práticas, ela pode implementar programas de treinamento que enfatizam essas habilidades entre seus colaboradores. Isso capacita os funcionários a lidar melhor com as demandas dos clientes e reforça a importância desses comportamentos dentro da cultura da empresa.

 

Além disso, a aprendizagem contínua ajuda a manter os colaboradores engajados e motivados, porque oferece oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal. O que contribui para a retenção de talentos e para a construção de equipes mais coesas e produtivas.

 

Como implementar um programa de aprendizagem organizacional na sua empresa?

Nada melhor do que um case de sucesso para exemplificar como a aprendizagem organizacional pode ser inserida também na sua empresa e como essa prática é sinônimo de sucesso.

A Mazars, cliente da Café EAD, é uma empresa especializada em serviços como auditoria, BPO, Consultoria e Financial Advisory. O foco da empresa é gerar soluções integradas para seus clientes, mas como fazer com que todos os setores atuem de forma globalizante para o atendimento das mais distintas demandas?

A qualificação permanente é um dos elementos que permite esse modelo de atuação. A Mazars, com a ajuda da Café EAD, investe no desenvolvimento de expertise setorial, de habilidades tecnológicas para acompanhar as tendências de mercado, no compartilhamento de conhecimento científico e aprimoramento de soft skills. 

São múltiplas trilhas de aprendizagem personalizadas para cada área de trabalho e para as demandas individuais dos colaboradores. Assim, o tempo investido nas formações é maximizado para que os conhecimentos compartilhados sejam úteis para os profissionais e para o aprimoramento de suas atividades.

 

Faça como a Mazars e invista na capacitação de seus profissionais ampliando os resultados da sua empresa. Procure a Café e descubra como implementar um projeto de aprendizagem continuada, potencializando as habilidades de seus profissionais e fortalecendo a cultura organizacional da sua empresa.

 

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