Moodle e Café Ead fazem aniversário no mesmo dia

Nesse dia 20 de agosto dois facilitadores da educação a distância comemoram mais um ano. O Moodle faz 19 anos e a Café EAD, que surgiu em função dele, completa 11 anos de existência.

É certo que a EAD já existe desde os malotes enviados por correio, mas com o advento da internet o modelo de ensino pode modernizar-se e popularizar-se com a mesma velocidade que a ascensão dessa tecnologia teve. Assim foi possível desenvolver novas formas de ensinar e levar o conhecimento até pessoas que por diferentes motivos (seja distância ou falta de flexibilidade) estavam privadas da formação que desejavam.

Para alavancar essa categoria de ensino muitas iniciativas foram criadas, mas as que se consolidaram no mercado foram aquelas que trouxeram respostas eficientes para as demandas que o setor necessitava e necessita. Tanto Moodle como Café EAD estão enquadradas nestas características. O primeiro como ferramenta mais utilizada no mundo para a educação a distância, a segunda como um instrumento para fazer o melhor uso das possibilidades que o Moodle oferece.

A Café EAD surgiu a partir de uma iniciativa pessoal da desenvolvedora Angela Branco que criou o Blog “Vamos dominar o Moodle” para compartilhar conhecimentos sobre o uso do software livre. Há mais de uma década o cenário da EAD no país era bem diferente, ele ainda estava dando os primeiros passos para ampliar seu alcance. 

O impulso para consolidação desse modelo de ensino veio com as novas plataformas e a difusão do conhecimento sobre a utilização delas. Nesse sentido o Blog teve um papel importante, sendo reconhecido pelas informações que compartilhava. Dessa forma as primeiras consultorias e trabalhos surgiram e, na sequência, a ideia primeira de compartilhar conhecimento cresceu e formalizou-se como Café EAD.

O nome da empresa está relacionado com a premissa que fez com que ela fosse concretizada: como uma aliada na difusão da educação a distância. Se o café ajuda na concentração durante os estudos e faz com que os alunos mantenham o foco, a Café EAD cria e utiliza as melhores ferramentas para facilitar o uso do modelo de ensino a distância, da mesma forma incentivando o engajamento dos alunos.

O reconhecimento do trabalho desenvolvido desde a criação da empresa pode ser verificado na relação com clientes que são parceiros da Café EAD desde a sua criação. Muitos permanecem buscando a empresa para a criação e aplicação das soluções tecnológicas necessárias para a entrega do melhor formato e conteúdo EAD. De acordo com a fundadora, são as respostas eficientes encontradas pela equipe da Café EAD que fidelizam os clientes.

“Quando identificamos as necessidades reais de nossos parceiros indicamos soluções tecnológicas que façam frente a essas demandas pensando no tripé: administração, formador e aluno – visualizando todo o processo que envolve a EAD. Dessa forma, criamos respostas completas para as mais diferentes demandas e é isso que nos mantém no mercado realizando os melhores trabalhos e levando a educação mais longe”.

A Café EAD segue acreditando que a educação é para todos e que encurtar distâncias, tanto físicas quanto sociais, depende de um esforço conjunto. É dessa forma que todo o trabalho da empresa é desenvolvido, com uma visão macro da EAD, mas com a atenção aos detalhes que a boa aplicação das ferramentas tecnológicas exigem.

Parabéns ao Moodle e à Café EAD que juntos ajudam a formar pessoas e mudar diferentes realidades!