Moodle 4.0, a plataforma será mais intuitiva para professores e alunos

O Moodle é um software livre desenvolvido para a educação a distância. Assim como as metodologias de aprendizagem, a plataforma também está em constante atualização e transformação, sempre buscando facilitar o uso de administradores, professores e alunos.

A versão Moodle 4.0 foi desenvolvida com o foco principal na experiência do usuário, criando mecanismos para melhorar a navegação, o acompanhamento de progressos e os fluxos de trabalho. A atualização foi constituída a partir de consultas com alunos, desenvolvedores e parceiros.

A interface foi alterada e dará cara nova à plataforma. A navegação também foi modificada para tornar o espaço virtual mais intuitivo, facilitando o acesso às atividades disponíveis. Isso inclui uma navegação primária horizontal, com um pequeno número de categorias fixas.

O menu padrão recebeu a adição chamada “Meus cursos”, essa página dedicada tem por objetivo auxiliar professores e alunos a gerenciar seus cursos. O espaço do painel dedicado agora é utilizado para tarefas importantes como “O que preciso fazer a seguir?” e “Como devo gerenciar meu tempo?”.

O menu principal mantém a possibilidade de personalização e itens podem ser adicionados de acordo com a conveniência e necessidade de cada modelo de curso. As Configurações também estão mais acessíveis, assim ficou mais fácil inserir e editar detalhes administrativos dos cursos.

O cronograma de atividades da nova versão traz uma Linha do Tempo com arquitetura de informação redesenhada, simplificando a visualização das tarefas, que podem ser ordenadas por data ou curso.

O calendário é completamente responsivo e permite que os alunos visualizem todos os compromissos de forma rápida e organizada. Conta com uma indicação aprimorada de eventos do dia e resumo de eventos, incluindo ações e prazos que devem ser cumpridos em cada data.

Estes são apenas alguns exemplos das novas funcionalidades do Moodle 4.0. Elas foram criadas com o objetivo de simplificar os caminhos percorridos pelos usuários, evitando a configuração de labirintos dentro da plataforma, permitindo que o aluno encontre aquilo que pretende de forma rápida e intuitiva.

Dessa forma, a navegação passa a seguir padrões comuns em todo o Moodle e as melhorias estão disponíveis para computadores, tablets e celulares. A nova versão tem a previsão de implantação em novas plataformas a partir de junho de 2022.

Acompanhe essas e outras novidades aqui no Blog da Café EAD. E saiba que nós estamos nos preparando para auxiliar sua instituição ou empresa a utilizar a versão 4.0 da melhor forma, otimizando tudo que as modificações podem possibilitar.