Café EAD - Inclusão levada a sério

Inclusão levada a sério

Parceria entre Google e empresa brasileira promete criar mais ferramentas para impulsionar a acessibilidade e facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes. Veja essa e outras informações sobre tecnologias para inclusão na EAD.

A empresa brasileira, Hand Talk, desenvolve um tradutor de Libras que permite que milhões de brasileiros surdos tenham acesso a conteúdos disponíveis na internet. O projeto surgiu em 2008 e viabilizou a criação de ferramentas para ajudar surdos e intérpretes de línguas de sinais.

A plataforma criada pela empresa oferece tradutores digitais para Libras (língua brasileira de sinais) e para ASL (língua estadunidense de sinais). Agora a parceria entre Google e Hand Talk,  promete desenvolver uma nova função: a tradução de Libras e ASL para ouvintes, ou seja, o caminho inverso das ferramentas já apresentadas pela empresa, facilitando a comunicação entre surdos e ouvintes.

A acessibilidade é um tema bastante discutido não só no universo EAD, mas em todo o contexto educacional. E, como demonstra a experiência da Hand Talk, as tecnologias são grandes aliadas para a promoção da inclusão. O aplicativo desenvolvido pela empresa já foi baixado por mais de 4,5 milhões de pessoas.

Essa é uma ferramenta que pode ser utilizada em cursos de EAD e também nas salas de aula, é uma entre várias opções tecnológicas que ampliam a acessibilidade dos conteúdos e cursos compartilhados.

Veja outros exemplos de ferramentas que podem deixar seu conteúdo mais inclusivo.

Leitores de tela:

NVDA Screen Reader (Windows)

JAWS Screen Reader (Windows)

Chromevox Screen Reader  (Linux, Chrome OS, Windows, Mac OS X)

Orca Screen Reader (Linux)

Ferramentas de acessibilidade:

WebAIM Web Accessibility Evaluation Tool (Chrome, Firefox)

Chrome Accessibility Dev Tools (Chrome)

W3C Accessibility Tool Listing

Quer mais informações sobre como deixar seu conteúdo mais acessível? O Instituto Federal do Rio Grande do Sul disponibiliza um documento com várias dicas sobre acessibilidade. Elas estão divididas por temas:

  • Sala virtual
  • Páginas web – conteúdo em texto
  • Páginas web – imagens
  • Páginas web – links
  • Conteúdo audiovisual – áudio
  • Conteúdo audiovisual – vídeo
  • Webconferências e webinários
  • Arquivos em PDF
  • Outros documentos digitais

A Café EAD acredita que a educação deve ser para todos e todas e destacamos as iniciativas que buscam ampliar a inclusão em diferentes âmbitos.