Café EAD - Educação superior e acessibilidade

Educação superior e acessibilidade – Fael promove seminário gratuito sobre a temática

Um levantamento realizado em 2019 pelo IBGE demonstrou que quase 25% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Apesar desses dados,  em 2018 apenas 0,6% dos alunos do ensino superior eram pessoas com deficiência.

Anualmente, também em decorrência de políticas públicas de cotas, o número de matrículas de PcDs cresceu, mostrando que cada vez mais pessoas com deficiência buscam o ensino superior.  O problema está em que nem todos conseguem finalizar o curso.

Isso acontece porque existem barreiras de toda a ordem que impedem a continuidade dos estudos desse grupo tão diverso. Estes obstáculos podem ser em decorrência da ausência de um espaço arquitetônico adequado ou  de questões como a falta de formação adequada para os docentes das instituições que garantam a inclusão destes alunos nos processos de aprendizagem.

Inclusão é um termo bastante usado, mas para garantir que mais pessoas possam participar do ensino superior no país, devemos ir além das palavras e suas definições. Para possibilitar que 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência possam desenvolver suas capacidades de forma ampla e plena são necessárias ações que permitam ampliar o acesso desse grupo de pessoas à graduação universitária.

É neste sentido que a Fael realizará o 2º Seminário de Acessibilidade e Inclusão.  O evento é organizado pelo Comitê de Acessibilidade da instituição e tem como objetivo ampliar o conhecimento prático e teórico sobre a temática, contribuindo para promoção da igualdade social.

No evento, além da discussão teórica, estudantes com deficiência irão participar relatando suas experiências pessoais em instituições de ensino superior no Brasil.

Veja algumas temáticas que serão abordadas no evento:

– A pessoa com deficiência e sua autonomia

– Acessibilidade: dimensão atitudinal

– Acessibilidade Comunicacional

– Acessibilidade Arquitetônica

– Acessibilidade Programática

– Acessibilidade Metodológica

– Acessibilidade Instrumental e Tecnológica

As inscrições são gratuitas e já estão abertas, podem ser feitas na página do evento. O seminário terá início no dia 05 de abril e será realizado a distância, permitindo que mais interessados participem das atividades.

Qualquer pessoa pode fazer a inscrição, incluindo pesquisadores, acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e do ensino superior ou qualquer interessado na temática. Serão emitidos certificados aos participantes inscritos.

Vamos trocar experiências e discutir processos de inclusão em instituições de ensino superior para criar práticas efetivas permitindo que mais estudantes possam ingressar na vida acadêmica!

A Café EAD acredita que todos devem ter acesso à educação, por isso nos preocupamos em oferecer as melhores soluções para promover a inclusão de todos. Entre em contato conosco e saiba como!