Design Thinking para empresas – saiba como aplicar

Design Thinking para empresas – saiba como aplicar

As empresas que querem destaque no mercado estão em uma busca constante por métodos e ferramentas que melhorem seus processos e ajudem a criar novas soluções para o seu negócio. Com a Café EAD não é diferente. Por isso que nós estamos compartilhando uma dica que faz a diferença: O Design Thinking é uma forma de inovar mantendo o foco no que importa.

O que é o Design Thinking?

O primeiro ponto que precisamos destacar é que as mudanças no comportamento dos consumidores motivaram as empresas a mudarem seus processos. Foi e é necessário buscar soluções criativas e rápidas para atender aos mais diferentes mercados.

É nesse sentido que o modelo de Design Thinking pode ser muito útil.

Num primeiro momento o nome pode remeter à estética de um produto, mas não se trata disso. Você vai perceber que, com certeza, já usou algumas das etapas desse modelo de processo para resolver problemas cotidianos dentro da sua empresa, a novidade são os passos organizados que podem facilitar e estimular a criatividade para lidar com novas demandas. Estamos falando de um conjunto de métodos, ferramentas e técnicas que são usados para orientar o desenvolvimento de novas soluções. 

O Design Thinking baseia a resolução dos problemas em pesquisa, geração de ideias, protótipos e testes. E depois de ler isso você pode achar que é uma ferramenta apenas para grandes empresas por envolver pesquisa e criação de protótipos, mas não se preocupe porque pode ser aplicado em qualquer modelo de negócio. 

A chave é colocar o cliente e as suas necessidades no foco da solução. Aqui é fundamental perceber quais são as demandas e expectativas das pessoas que consomem os serviços e produtos.

Como colocar em prática?

O processo Design Thinking  é dividido em 5 etapas. Vamos ver cada uma delas e como elas estão relacionadas. O quadro ajuda a visualizar os processos.

Passo 1- Empatia

A primeira etapa é desenvolver um ótimo briefing, com informações que podem ajudar a identificar o problema e o projeto a ser desenvolvido. Aqui entra a pesquisa, observação, a vivência e a imersão  no assunto para entender todos os requisitos e as necessidades que estão envolvidas. Esse é o primeiro passo e está relacionado com a empatia, você deve se colocar no lugar de seu cliente para conseguir encontrar as melhores soluções.

Essa etapa vai te ajudar a construir uma visão geral do seu público alvo. É uma fase que amplia o seu conhecimento sobre expectativas e demandas, usando a escuta e a percepção para compreender melhor a realidade do seu cliente. A partir desse conjunto de informações é possível definir o problema e gerar as novas ideias que vão ajudar a solucionar a questão.

Passo 2 – Definição

Nessa etapa está o grande desafio. É preciso interpretar as informações levantadas no primeiro passo. É preciso processar tudo para realizar uma definição do problema que seja objetiva e assertiva e dê base para a realização dos processos posteriores.

Não se esqueça que o problema é o que conduz a busca por soluções, sem as perguntas certas não é possível obter boas respostas.

Passo 3 – Idealização

Nessa etapa vamos buscar as soluções para o problema definido. É importante ter consciência de que não existe uma solução ideal, o objetivo é criar o máximo de respostas possíveis, pensando sempre nas necessidades do cliente. É uma etapa que envolve criatividade, onde o objetivo é “pensar fora da caixa” para gerar novas possibilidades.  Esse  é um ótimo caminho!

Passo 4- Protótipos

Nessa fase é hora de colocar as ideias em prática criando protótipos! Eles podem ser qualquer coisa com a qual o seu cliente vai interagir. O que é importante é não perder de vista o problema que motiva o desenvolvimento dessas ferramentas de interação. 

Passo 5 – Testes

A última etapa são os testes. Nesse momento apresentamos os protótipos aos clientes e vamos trabalhar sobre os feedbacks trazidos por eles. Podemos fazer isso simulando situações reais para criar um ambiente que permita melhorar as ideias e aprender ainda mais sobre o cliente. 

Como você percebeu na imagem, o Design Thinking não é um processo linear. A qualquer momento uma etapa posterior pode demandar o retorno a passos já percorridos. Nesse processo é fundamental não perder de vista que o foco está nas necessidades de seus clientes e na melhor forma de criar novas estratégias para atender  às suas expectativas.

A Café EAD já emprega o processo de Design Thinking há muitos anos para criar as melhores soluções para os nossos parceiros. É um processo que funciona e pode atualizar as perspectivas para o seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe e saiba  como  implantar essa nova cultura na sua empresa. Assim você  estimula a criatividade de seus colaboradores e o desenvolvimento de novas possibilidades para seus clientes.

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