Café EAD - H5P facilita a criação de conteúdo interativo no moodle

Como o H5P facilita a produção de conteúdo interativo no Moodle

O H5P é a abreviatura de HTML5 Package. Trata-se de um plugin que aumenta a funcionalidade do seu Moodle. Antes de entender como funciona, você precisa saber que os plugins são extensões compatíveis com um programa principal, no nosso caso o Moodle.

Os plugins permitem que tenhamos mais opções de uso de um determinado software fazendo pequenas atualizações, sem ter que buscar um novo programa para isso. É assim que funciona o H5P, facilitando o desenvolvimento de atividades interativas compartilhadas por meio do Moodle.

Estas atividades podem ser apresentações interativas, vídeos, podem estar relacionadas à gamificação ou avaliações, entre outras possibilidades. Ele permite que diferentes demandas de aprendizagem sejam atendidas, principalmente aquelas que envolvem estratégias lúdicas. 

O H5P é um facilitador que permite que seu conteúdo seja produzido de forma atrativa e dinâmica, próxima à estética usual em outros espaços da internet. Isso porque num único material é possível integrar diferentes elementos. 

Eles podem ser marcações que surgem na tela e contêm textos, imagens, áudios ou outros vídeos que aparecem quando o aluno clicar nos marcadores.

Possibilita que avaliações sejam feitas ao longo do vídeo. O resultado delas pode determinar a sequência do conteúdo a ser apresentado de acordo com o desempenho do aluno e os pontos somados também podem ser entregues ao Moodle, permitindo a percepção sobre a aprendizagem de cada atividade.

As possibilidades de uso de recursos são muitas, o que viabiliza um conteúdo  apresentado de forma diversificada e inovadora, ampliando o engajamento do aluno.

As apresentações interativas funcionam como os vídeos, da mesma forma agregando diferentes elementos na apresentação do conteúdo. Elas permitem que áudios ou vídeos sejam inseridos, bem como as avaliações, que podem ou não determinar a navegação em cada etapa e podem ser entregues ao Moodle. 

São opções que viabilizam, inclusive, que cada aluno escolha o melhor trajeto para adquirir o conhecimento proposto, tornando a aprendizagem personalizada.

Veja abaixo uma demontração:

Essas e outras opções disponíveis no H5P tornam a experiência de aprendizagem interativa e mais interessante para os usuários, além de gerar relatórios completos sobre cada atividade. 

Gostou do resultado mas ainda não sabe como aplicar em seus cursos? A Café EAD pode te ajudar. Nós criamos a interatividade que seu curso precisa,  implementando avaliações e conteúdos baseados em H5P.