As compras online são uma prática comum e receberam ainda mais destaque durante o isolamento físico. Essa foi a saída que muitas empresas encontraram para manter o faturamento durante a pandemia, mas se engana quem pensa que isso vai mudar. Comprar pela internet é a primeira escolha para muitas pessoas e deve continuar sendo.
As compras online são um facilitador para o consumidor e podem ser também para a empresa que opta por esse modelo de vendas. Isso desde que as escolhas na hora de montar a loja virtual sejam feitas de acordo com as necessidades de cada segmento. Conhecer um pouco mais sobre esse universo é o melhor caminho para o seu negócio.
O que são as lojas virtuais?
Elas são websites que possibilitam a venda e compra de produtos a partir de informações como características do produto, preço, modelo de pagamento e entrega. Nesse universo das vendas virtuais a escolha pode ser por uma loja exclusiva ou pelos chamados marketplaces – plataformas de vendas compartilhadas, onde várias empresas anunciam e vendem seus produtos (Netshoes, Magalu, Dafiti e tantas outras).
Quais são os principais fatores que devem ser analisados antes de montar a sua loja virtual?
Escolher a plataforma que atenda às necessidades da empresa é o primeiro passo para alavancar as vendas.
No caso das plataformas compartilhadas elas já disponibilizam um conjunto de vantagens como publicidade aliada a uma grande visibilidade, sendo um facilitador para que os consumidores tenham acesso aos produtos oferecidos pela sua empresa. Como desvantagens podemos citar a impossibilidade de personalização, de divulgação da identidade visual da empresa, a ampliação restrita dos produtos ofertados e a porcentagem da receita obtida pelas vendas que fica retida na empresa administradora da plataforma.
Já o e-commerce, que é um espaço exclusivo, oferece muito mais liberdade para a empresa, podendo ser criado de acordo com as demandas estabelecidas, com padrão específico de descrição de produtos, formas de pagamento e identidade visual da empresa. Elas podem ser pagas ou gratuitas, o que está diretamente atrelado à capacidade de personalização e ampliação que cada uma permite. Em oposição ao marketplace elas precisam desenvolver de forma autônoma mecanismos de facilitação nas buscas e divulgação própria.
O modelo de divulgação é um outro fator importante para que as vendas aconteçam. Para que sua loja chegue até o consumidor ela precisa estar preparada com ferramentas como o Google Analytics, Google Search e Sitemap, facilitando a visibilidade da empresa.
A escolha das formas de pagamento oferecidas também deve ser criteriosa e pensada para aproximar o público-alvo dos produtos ofertados. Conhecer seus possíveis clientes é fundamental para alavancar as vendas tanto quanto a variedade de possibilidades para efetuar a compra.
Analisar sua performance com relatórios gerenciais que acompanham não apenas as vendas, mas fatores como a satisfação do cliente ou como os consumidores se comportam quando usam sua página, é outro diferencial que permite mapear de forma completa o uso e funcionalidade da loja virtual e consequentemente das suas vendas.
Como essas escolhas influenciam na venda de seus produtos pela internet?
Fatores como um canal de atendimento eficiente, formas de pagamento disponíveis, a visibilidade da empresa, informações precisas sobre os produtos disponibilizados e avaliação de resultados podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso das lojas virtuais.
É preciso, além de conduzir o possível cliente até seu espaço virtual, fazer com que ele tenha uma experiência agradável enquanto navega pelo seu espaço.
Faça um planejamento e escolha as melhores soluções a curto, médio e longo prazo. Ficou em dúvida sobre as opções certas para a sua empresa?
A Café EAD é especializada no assunto e capacitada para ajudar a sua empresa a analisar e implementar todos os aspectos importantes para que sua loja online tenha o resultado que o seu cliente e você esperam.