Avaliação nos cursos EAD: saiba quais são os principais modelos e como aplicar

Avaliação nos cursos EAD: saiba quais são os principais modelos e como aplicar

A avaliação na educação a distância apresenta um grande desafio porque é preciso utilizar um formato e metodologia que permitam ampliar a absorção de conhecimento por parte do aluno e ao mesmo tempo avaliar a efetividade do aprendizado.

 

O papel das avaliações nos cursos EAD é semelhante ao papel em cursos presenciais: mensurar o desempenho e o progresso dos alunos, fornecer feedback e ajudar os profissionais a adaptarem o conteúdo do curso às necessidades dos participantes.

 

A avaliação é uma etapa do processo de ensino e que tem como objetivo garantir a aprendizagem. Mas existem algumas diferenças importantes que devem ser consideradas no momento de escolher o modelo adequado de avaliação.

 

O primeiro ponto que deve ser considerado é que, em cursos EAD, as avaliações são realizadas de forma remota e não contam com a supervisão de um aplicador. Isso significa que dependendo de como o material está estruturado é possível usar o conhecido “copia e cola” nas questões dissertativas.

 

 

É possível superar esse e outros problemas utilizando a estratégia adequada. Algumas dicas importantes são:

 

-Utilize questões produzidas a partir do conteúdo do curso e que não estão disponíveis na internet (as questões novas e únicas dificultam a obtenção de respostas prontas).

-A avaliação deve estar combinada com ferramentas que permitam identificar a dedicação do aluno ao curso, como tempo de acesso ao material e aos recursos disponíveis em cada aula.

-Use cenários realistas que simulam situações identificadas no ambiente educacional ou de trabalho.

-Disponibilize feedbacks construtivos sobre o desempenho de cada aluno, isso contribui para o entendimento da importância das avaliações.

-É preciso considerar as necessidades dos alunos, escolher um método que esteja de acordo com o conteúdo para garantir que a avaliação seja relevante.

-Nas avaliações dissertativas é possível utilizar ferramentas anti-plágio que ajudam a identificar as cópias.

 

Para garantir que a aprendizagem está sendo efetiva, as avaliações dissertativas não são a única possibilidade, longe disso. No universo EAD esse tipo de atividade não é aplicada com frequência porque exige que o curso seja acompanhado por um profissional responsável pela correção e feedback das respostas, então dependem do modelo de curso ofertado.

 

O mais comum, principalmente em treinamentos corporativos, são questões objetivas com feedbacks explicativos, quiz, salas de aulas invertidas, debates em fóruns e seminários, tarefas online e atividades que simulam situações cotidianas e autoavaliações ou avaliações por competência.

 

Saiba uma pouco mais sobre alguns tipos de avaliação:

-Questões objetivas com feedbacks explicativos: são fechadas, como as questões de múltipla escolha, verdadeiro ou falso ou associação. Os feedbacks explicativos são comentários que esclarecem as respostas, ajudando o aluno a compreender melhor o conteúdo.

-Quiz: são testes rápidos e interativos que podem ser usados para identificar o conhecimento prévio dos alunos, revisar os conteúdos aprendidos ou estimular o interesse pelos temas abordados.

-Salas de aula invertidas: é uma metodologia que inverte a lógica tradicional da aula, em que o aluno estuda o conteúdo antes e depois realiza atividades práticas ou discussões em grupo. A avaliação pode ser feita pela observação do desempenho e da participação dos alunos nas atividades propostas.

-Debates em fóruns e seminários: são espaços de interação e troca de ideias, que podem envolver pesquisa, argumentação e colaboração. A avaliação pode ser a partir das contribuições dos alunos, do respeito às regras de convivência e da coerência com o tema proposto.

-Tarefas online e atividades estabelecidas a partir de situações cotidianas: são atividades que podem ser realizadas usando apenas ferramentas digitais, e que procuram aproximar o conteúdo da realidade do aprendiz. A avaliação pode ser feita a partir do cumprimento dos objetivos, dos critérios de qualidade e dos prazos estabelecidos.

-Avaliações por competência: consistem em processos de avaliação das habilidades e competências dos alunos, que visam medir o seu conhecimento, as suas habilidades e as suas atitudes. Esse modelo de avaliação pode usar diferentes instrumentos, como provas práticas, portfólios, rubricas e autoavaliação.

 

 

A escolha do melhor modelo de avaliação para um curso EAD deve ser feita a partir do objetivo de cada curso e da metodologia de aprendizagem utilizada. É importante adequar o modelo de avaliação sempre que for necessário, atendendo ao perfil dos alunos e auxiliando no engajamento dos participantes do curso.  

 

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