Aprendizagem corporativa: como as empresas alinhadas aos avanços tecnológicos e mudanças sociais são mais eficazes na formação de seus colaboradores

Aprendizagem corporativa: como as empresas alinhadas aos avanços tecnológicos e mudanças sociais são mais eficazes na formação de seus colaboradores

Café EAD- Aprendizagem corporativa

As empresas, desde as menores até as grandes corporações, utilizam de diferentes técnicas de treinamento para obter melhores resultados tanto das capacidades de cada colaborador quanto para propagar a cultura organizacional da empresa. Mas como o uso das ferramentas de Aprendizagem e Desenvolvimento (L&D) dentro das corporações pode ser efetivo e alinhar-se à realidade em constante mudança?

A chave para essa resposta é a modernização, aproximando o treinamento das ferramentas e práticas vigentes. O emprego de testes e de análise de desempenho são um recurso que desagrada muitos colaboradores, gerando ansiedade e sendo contraproducente. 

As aulas devem ser substituídas pela experiência, com  a criação de produtos reais para a avaliação e revisão, fomentando a auto aprendizagem e a reflexão. A autonomia ou empowerment combinados com a comunicação de hoje possibilita novas formas de aprendizagem, utilizando recursos disponíveis como a Web 3.0, com plataformas de aprendizagem que oferecem um suporte flexível e customizável, com uso de mídias sociais integradas contribuindo para a resolução de problemas de forma colaborativa.

Como realizar essa mudança?

É preciso transformar a capacitação tradicional baseada em Treinamento e Desenvolvimento para Performance e Desenvolvimento, onde a atuação do momento é seguida por uma melhoria constante. 

Para realizar essa mudança é preciso avaliar sete elementos estratégicos citados por Clark Quinn, especialista em aprendizagem organizacional:

Cultura – Dê autonomia aos colaboradores. 

Aprendizagem formal – As estratégias de aprendizagem devem estar alinhadas com a necessidade organizacional e serem avaliadas em conformidade com os resultados da empresa. 

Performance – O apoio deve estar alinhado com as necessidades e os conhecimentos dos funcionários. 

Social – Encoraje o acesso às mídias sociais e a dispositivos móveis; não os limite. 

Infraestrutura– Entregue os  materiais de aprendizagem através de dispositivos móveis e redes. 

Métrica– Meça o nível de aprendizagem dos colaboradores, mesmo com a aprendizagem informal. 

Avaliação formativa – Meça a satisfação do cliente, a preferência dos funcionários e o impacto nos negócios. 

A tecnologia em si não é o fim para esse processo, mas deve ser o meio pelo qual a modernização da aprendizagem corporativa acontece, unindo-se às iniciativas de líderes fora e dentro da área de Performance e Desenvolvimento. Para que isso aconteça é preciso criar objetivos específicos, oferecer as ferramentas certas, disponibilizar tutores redes e sistemas sociais eficientes, utilizando estratégias de aprendizagem mais ativas.

Desta forma é possível melhorar as habilidades dos funcionários, medir seu desempenho, identificar as suas necessidades e criar soluções planejadas sob medida.

Como traçar um planejamento que esteja de acordo com a realidade da empresa?

O primeiro passo para realizar essa tarefa é visualizar quais são os recursos disponíveis para este fim, desta forma é possível definir prioridades e otimizar custos. Em caso de novos investimentos, estes devem sempre estar atrelados à melhora do desempenho de seus colaboradores e, por consequência, da própria empresa. 

É preciso criar medidas realistas de desempenho baseadas no prazo que cada uma delas demandará, avaliando a taxa de erro, a capacidade de aprendizagem e a preferência da habilidade, dando margem para replanejamentos futuros e alterações no projeto (medidas necessárias para adequação das novas atividades estabelecidas).

As ações de Performance e Desenvolvimento devem fazer uso das ferramentas tecnológicas, como dispositivos móveis e plataformas, empregando um modelo de aprendizagem interativo. Isto viabiliza a gestão de conteúdo e a reavaliação da aprendizagem a partir de métricas de desempenho avançadas e extração de dados. 

Aproximar a realidade da empresa dos progressos sociais (tanto tecnológicos quanto comportamentais) é o que situará as organizações no tempo presente, viabilizando as soluções futuras envolvendo a qualificação de seus colaboradores e a ampliação da eficiência de seus negócios.

A Café EAD tem como compromisso auxiliar a sua empresa na elaboração dos melhores projetos para cumprir a meta de modernização dos processos de Aprendizagem e Desenvolvimento. Não pare no tempo, entre em contato com a nossa equipe e encontre soluções alinhadas ao modelo de Performance & Desenvolvimento.

O que nos inspira: para saber mais leia Revolucione a Aprendizagem & Desenvolvimento de Clark N. Quinn.

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