A Café EAD traz a sugestão de um software gratuito para geração de conteúdo: o eXeLearning

A Café EAD trabalha há 11 anos com software livre e usa sua experiência para compartilhar conhecimento e as melhores ferramentas gratuitas que auxiliam professores e instituições na construção de uma educação a distância de qualidade.

O tema de hoje é plataforma de produção de conteúdo. Quem utiliza a EAD como modelo de aprendizagem sabe da importância de ferramentas facilitadoras para organizar a apresentação do conteúdo e criação da interatividade necessária para que o ensino seja efetivo, mesmo quando assíncrono.

Tendo isso em vista, o mercado oferece muitas alternativas, como o Articulate e Ispring, mas estas opções nem sempre são viáveis em função do investimento que demandam. Sabendo disso compartilhamos uma indicação que qualquer instituição ou pessoa pode fazer uso por se tratar de um produto sem custo e com versões disponíveis para todos os sistemas operacionais.

Trata-se do eXeLearning que é um programa livre e aberto para criar conteúdos educacionais de uma maneira simples.

Características do eXeLearning:

Download fácil e gratuito. 

 – Disponível para todos os sistemas operacionais.

 – Possibilita catalogar os conteúdos e publicá-los em diversos formatos.

 – Site navegável e adaptável a diferentes dispositivos (design responsivo).

 – Padrão educacional, para trabalhar com Moodle e outros LMS.

 – Página HTML exclusiva para imprimir seu trabalho de maneira confortável.

 – Possibilidade de criar designs próprios com diferentes desenhos disponíveis no menu para sua escolha.

 – Programa aberto (licença GPL2 +), código-fonte disponível no GitHub.

 – Gera pacotes Scorm gratuitamente.

O que são os pacotes Scorm?

Scorm é o Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável, é um conjunto de padrões e especificações configuradas para compor a comunicação entre os Objetos de Aprendizagem (conteúdos, animações, vídeos, imagens) e a sua plataforma LMS, o sistema de gerenciamento  de aprendizagem.

Ele tem por objetivo padronizar, reutilizar, flexibilizar e universalizar os conteúdos gerados.

Como funciona a geração de pacotes Scorm no eXeLearnig?

O primeiro passo é montar e customizar seu curso no eXeLearning, depois ele pode ser exportado em um pacote Scorm para mais tarde ser importado pelo seu LMS (entre eles o Moodle). Assim, todas as configurações são mantidas na sua plataforma educacional, personalizando o conteúdo e facilitando o uso das ferramentas pelos alunos.

Veja como criar materiais com eXeLearning e algumas ferramentas:

Preencha os dados na guia Propriedades  

Quando um novo documento é criado, a primeira ação deve ser a de preencher as seguintes informações: título, idioma do conteúdo e descrição. Outras informações podem ser acrescentadas, como autor e licença.

Cabeçalhos

Selecionar na opção Estilos o formato que deseja para cada nível.  Atenção para não pular nenhum nível, assim você mantém a organização necessária para facilitar o acesso ao material.

Listas

Você pode optar pelo uso de listas. Elas facilitam a visualização do conteúdo disponível e podem ser criadas no menu ferramentas: “lista não ordenada” ou  “lista numerada”.

Hiperlinks

Crie hiperlinks no ícone correspondente do menu de ferramentas. Na janela que aparecerá indique o Título e descreva o que acontecerá ao clicar, para onde levará e se abrirá em uma nova janela, depois no Destino selecione onde o link será aberto (nova janela ou não).

Multicolunas

Quando você deseja colocar conteúdo em várias colunas geralmente são utilizadas tabelas, mas elas podem representar um problema de acessibilidade. Por isso o uso de colunas simples podem facilitar. Utilize a opção Inserir – Modelo do editor, facilitando a visualização e melhorando a apresentação do conteúdo também para o uso em celulares.

Textos Alternativos

Sempre que uma imagem é utilizada é possível vincular a ela uma descrição para orientar o usuário. Tratam-se de textos alternativos com descrições rápidas.

Tabelas de dados

A ferramenta possibilita a criação de tabelas personalizadas que podem ser elaboradas a partir do menu editor de textos ou da inserção de material previamente produzido através da opção Inserir – Planilha.

Estilos e Cores

Os estilos disponíveis trabalham com diferentes aspectos de acessibilidade. É preciso escolher aquele que melhor se adapta ao seu público e à sua identidade como instituição ou empresa. Use a criatividade sem esquecer de todos os aspectos importantes na hora de disponibilizar seu conteúdo.

A eXeLearning permite que o seu conteúdo seja personalizado e acessível aos alunos, criando mecanismos que facilitam o uso da plataforma de educação. O software também tem a vantagem de ser disponibilizado de forma gratuita, ser compatível com qualquer sistema e possuir a versão em português.

A intenção da Café EAD é sempre colaborar com alternativas viáveis para a construção de uma educação a distância de qualidade. Acompanhe nossas dicas e ajude a melhorar a EAD também!