Veja como cada uma dessas tecnologias pode auxiliar no processo de aprendizagem na EAD e simplificar a vida de usuários e administradores de cursos online.
Todos os anos acompanhamos o crescimento da EAD e sabemos que esse é um modelo de ensino consolidado, mas o que muda rapidamente são as tecnologias disponíveis para operarem como novas soluções nesse universo de aprendizagem virtual.
Pensando nisso, trouxemos 3 dicas de tecnologias que podem, em breve, influenciar muito a forma como a educação a distância funciona. São o Blockchain, os Chatbots e a Realidade Virtual.
Vamos saber do que tratam cada uma delas e como podem ser utilizadas na EAD.
O que é o Blockchain?
Essa tecnologia foi desenvolvida para criptomoedas, faz parte das Distributed Ledger Technologies (DLTs) e é caracterizada pela descentralização, em que todas as transações são digitalizadas, eliminando a necessidade de uma autoridade central. Essa tecnologia mantém um registro inalterável de todas as transações ou eventos digitais compartilhados entre os participantes de uma rede.
Por isso, o blockchain é uma tecnologia que está redefinindo a maneira como registramos transações e garantimos a segurança e integridade dos dados em ambientes descentralizados. Suas aplicações vão muito além das criptomoedas e prometem influenciar várias indústrias, incluindo a da educação.
E o Blockchain pode ser usado na EAD?
O blockchain pode garantir a autenticidade das qualificações e certificados emitidos em cursos online, através da sua capacidade de criar registros inalteráveis e transparentes.
Imagine um futuro em que os diplomas e certificados de cursos EAD são armazenados de forma segura em uma cadeia de blocos, impossíveis de serem falsificados. Isso aumentaria a credibilidade dos cursos online e também facilitaria a validação de conquistas acadêmicas.
Além disso, o blockchain pode ser usado para rastrear o progresso do aluno de maneira segura e fornecer feedback em tempo real. Isso possibilitaria aos instrutores personalizar o aprendizado e oferecer suporte quando necessário, tornando a experiência de ensino mais adaptativa e eficaz.
Chatbots: Assistência Instantânea e Personalizada
A maior parte dos usuários da internet já teve contato com os chatbots, são programas de computador projetados para simular conversas humanas. Eles ficam disponíveis 24 horas e ajudam a sanar dúvidas e podem funcionar como uma triagem para os demais atendimentos oferecidos pelas empresas e instituições.
Chatbots na EAD
Essa ferramenta já é usada na EAD para responder perguntas de alunos, para fornecer informações sobre cursos, auxiliar na navegação de plataformas online e até mesmo oferecer suporte técnico. Os chatbots ajudam a economizar tempo para os alunos e aliviam a carga dos instrutores, permitindo que eles se concentrem em tarefas mais estratégicas e nos atendimentos que não são contempladas pelo chatbot.
Essa ferramenta também pode ser programada para fornecer feedback instantâneo sobre tarefas e avaliações, o que é interessante para cursos que exigem prazos apertados. Pode ser usada para acompanhar o progresso do aluno e sugerir recursos adicionais com base no seu desempenho, promovendo uma aprendizagem mais personalizada.
Realidade Virtual
A tecnologia de Realidade Virtual (RV) é uma ferramenta que cria um ambiente virtual tridimensional e imersivo que simula a sensação de presença física em um ambiente. Essa sensação é gerada por computador e permite que os usuários sejam transportados para um mundo virtual, onde podem interagir com objetos e cenários de maneira semelhante à experiência no mundo real.
A RV oferece novas maneiras de interagir com o mundo digital e explorar ambientes virtuais. À medida que a tecnologia se torna mais acessível, é provável que vejamos um aumento nas aplicações e no uso da RV também nos processos de ensino e aprendizagem.
Como aplicar a Realidade Virtual na EAD?
A RV permite que os alunos tenham contato com a simulação de ambientes que podem ser utilizados na aprendizagem. Essa ferramenta pode suprir, em grande medida, a ausência das aulas e conteúdos práticos, que ainda são uma barreira a ser transposta pela EAD. Suponha estudar anatomia explorando virtualmente o corpo humano em 3D ou aprender sobre a história visitando virtualmente locais históricos ou um museu. A RV pode proporcionar essas imersões, tornando o aprendizado mais envolvente.
A RV também possibilita a colaboração em equipe, mesmo à distância. Os alunos podem se encontrar em mundos virtuais para projetos de grupo, práticas de laboratório e discussões interativas, criando uma sensação de presença virtual que melhora a interação social e a aprendizagem colaborativa.
Essas e outras tecnologias fazem com que a EAD esteja em constante mudança, adaptando-se para atender as mais diferentes demandas. Nós da Café sabemos disso, por isso estamos sempre de olho nas novidades e no melhor uso que podemos fazer de cada uma delas.