O que é SCORM e quando utilizar esse modelo na EAD?

O que é SCORM e quando utilizar esse modelo na EAD?

Se você tem interesse pelo universo EAD já deve ter tido contato com a sigla SCORM. Mas se ainda tem dúvida sobre o significado, nós vamos te ajudar a entender o termo e como ele se aplica na educação a distância.

A palavra é uma abreviação de Shareable Content Object Reference Model ou Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável. Isso quer dizer que é um modelo de referência para os materiais que precisam ser compartilhados pela internet.

Quando um material é produzido a partir de um  padrão SCORM ele tem a capacidade de ser lido por diferentes plataformas, tornando o conteúdo compatível e mais universalizado.

Vamos pensar numa representação simples para ilustrar como funciona. É como se você tivesse um eletrônico com o modelo de tomada antigo que não pode ser ligado nos novos padrões de tomadas. O uso do SCORM representaria um conjunto de adaptadores, que te permite fazer a conexão desse aparelho em diversos modelos de tomada disponíveis.

Tá, mas quando falamos de EAD, o que seriam as diferentes tomadas representadas no nosso exemplo? Para entendermos isso, é preciso saber que existem diferentes modelos de Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O que é LMS ou AVA?

Tanto a sigla LMS quanto a sigla AVA representam o ambiente virtual de aprendizagem. São os espaços virtuais com múltiplas funcionalidades que permitem a criação de conteúdo,  organização de cursos e inscrição de alunos. Podem ser usados tanto para educação convencional quanto corporativa.

É basicamente o uso de  um software para administração, oferta e acompanhamento de cursos online. Existem várias opções de LMS disponíveis. Essas opções envolvem softwares gratuitos e também opções pagas. Elas permitem a personalização dos espaços virtuais e sua aplicação pode ser tanto para cursos rápidos quanto de longa duração.

Aí entra a necessidade da compatibilidade que o SCORM oferece, significa utilizar os padrões e normas para que o material possa ser distribuído a partir de diferentes plataformas de educação a distância.

O que é o SCORM?

SCORM é um padrão técnico usado na hora de criar produtos de aprendizagem virtual. Esse modelo permite que os cursos online sejam compatíveis com as plataformas LMS.

Na prática, o SCORM é a maneira como padronizamos os arquivos que estão armazenados dentro da plataforma que hospeda o seu curso online. Ou seja, quando você acessa uma plataforma EAD é possível encontrar informações sobre o usuário, sobre o andamento do curso, sobre o material disponível, entre outras coisas. 

Esses dados que tratam do desenvolvimento individual do aluno/usuário e da organização do conteúdo podem ser gerenciados com o uso do SCORM e armazenados na plataforma LMS.

Fazendo uso do SCORM é possível trocar de plataforma de ensino caso seja necessário e caso ambas façam uso desse modelo.

Mas é preciso lembrar que a escolha pelo uso ou não do SCORM deve ser feita de acordo com a necessidade que cada ambiente virtual demanda.

Vantagens e desvantagens das diferentes versões do SCORM

Vantagens SCORM 1.2

– É compatível com a maioria das ferramentas de criação de cursos e ambientes virtuais de aprendizagem.

– É simples e confiável, por isso ainda utilizado por muitas instituições e empresas.

Desvantagens SCORM 1.2:

– Essa versão só pode ser usada com conteúdo web, ou seja, não pode ser aplicada aos apps. O que limita bastante sua aplicação, tendo em conta a ampliação do uso de smartphones e tablets para a aprendizagem.

– Não é bom para módulos de cursos longos porque aloca apenas pequenas quantidades de dados.

– Não é possível acompanhar visualizações de slides e resultados do quiz simultaneamente.

– Não possui uma variável para armazenar o texto de interação.

Vantagens 4º edição SCORM 2004

– Sua última atualização foi lançada em 2009 e trouxe novos recursos para o modelo.

– Teve seu desempenho aprimorado.

– Permite a separação da conclusão e acompanhamento de sucesso.

– Produz relatórios de dados mais claros. 

– Possibilita traçar estatísticas pouco mais detalhadas no LMS.

Desvantagens 4º edição SCORM 2004

-Só pode ser usado com conteúdo web.

-SCORM 2004 não é compatível com tantos produtos de e-learning quanto o SCORM 1.2. 

Você viu que existem diferentes versões do SCORM e mesmo a última tendo sido lançada há mais de 10 anos, o modelo ainda é aplicado em cerca de 70% dos cursos EAD.

Para escolher a melhor versão é preciso ter em mente quais são as suas necessidades e o que cada uma  das versões pode oferecer.

Ainda está na dúvida sobre as melhores escolhas para os seus cursos de educação a distância?

A Café EAD tem uma equipe pronta para te orientar. Entre em contato e utilize as melhores opções de acordo com as suas necessidades.

Posts recentes

NÃO VÁ EMBORA

Antes de sair, deixe seu contato para conhecer as soluções que a Café EAD tem para você e sua empresa! Compartilhe suas informações e nossa equipe entrará em contato.