Quem diria que passaríamos tanto tempo em casa? A pandemia nos pegou de surpresa, mas o mundo continua em constante mudança e você não pode ficar parado ou parada. Sua carreira merece estar sempre acompanhando essas transformações e evoluindo com você, para isso nada melhor do que ler e se inspirar para crescer pessoal e profissionalmente.
Existem inúmeros materiais disponíveis para auxiliar nessa missão e complementar nossos conhecimentos, como podcasts, vídeos e artigos. Mas os livros também são uma excelente maneira de impulsionar sua carreira.
Veja a lista que criamos com 10 livros que podem ajudar nessa jornada:
1. A arte de fazer acontecer
David Allen aborda o método GTD (Getting Things Done) neste best-seller internacional. O autor traz uma proposta com 5 etapas para você gerenciar suas tarefas com mais eficiência. Referência sobre produtividade, este livro é um clássico sobre o tema, nele você vai encontrar diversos exemplos de como adotar a metodologia GTD em sua rotina, aumentando significativamente sua produtividade.
2. Essencialismo
Qual é a diferença entre o desnecessário e o indispensável? Este livro vai te ajudar a entender a diferença entre ambos quando o assunto é seu desempenho profissional, possibilitando que você identifique e aprenda a dizer não para as tarefas que não são essenciais. O livro também apresenta a origem da palavra “prioridade”, demonstrando que anteriormente o termo era usada para indicar a “primeira coisa”, com a adaptação da língua passou a ser utilizado também no plural, o que fez com que perdesse a essência de seu significado. A preocupação é que quando tudo torna-se uma prioridade acabamos por não priorizar verdadeiramente nada.
3. O poder do hábito
Com a leitura desse clássico, você vai entender como alguns hábitos determinam a maneira como vivemos e, a partir desta consciência, como mudar aqueles que são prejudiciais e são uma trava para seu desenvolvimento pessoal. De acordo com o autor, o hábito é um mecanismo utilizado pelo cérebro para automatizar rotinas e assim reduzir o gasto de energia. Ao entender como eles são ativados é possível adaptá-los e mesmo criar novos – como aqueles que contribuirão para o aumento da sua produtividade.
4. As armas da persuasão
Esta obra traz princípios psicológicos que fazem uma pessoa dizer sim a um pedido ou oferta, e quais são as técnicas que podem otimizar esse processo. O estudo identificou 6 gatilhos mentais que são capazes de influenciar qualquer pessoa e que podem te ajudar a chegar mais vezes ao sim.
5. Desvendando o segredo da linguagem corporal
Este livro conta como o corpo fala também a partir de gestos e outros sinais não verbais. Entre os aspectos trazidos pelos autores, estão a leitura dos gestos em grupo, a análise da postura corporal e a avaliação da coerência do que está sendo dito. É uma oportunidade para ampliar sua análise sobre o outro e sobre você mesmo.
6. Ted Talks: o guia oficial do TED para falar em público
Este é um guia com as melhores práticas de oratória adotadas em palestras e que são fundamentais para atrair e engajar o público. Além disso, mostra como é possível melhorar a sua comunicação, desde a apresentações para um público amplo até reuniões de negócios e apresentações de trabalho.
7. Inteligência emocional: a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente
Este foi o livro popularizou o conceito de inteligência emocional. Nele o autor propõe 4 pilares da inteligência emocional: autoconhecimento, gestão das emoções, empatia e sociabilidade. De acordo com o autor, estes são pontos interligados e complementares, que influenciam na rotina, no desempenho profissional e até mesmo no bem-estar físico de qualquer pessoa.
8. Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos
Escrito pelo economista e filósofo Nassim Taleb, o conceito de antifrágil significa a possibilidade de crescer e desenvolver-se mesmo em situações imprevisíveis e improváveis. O livro explica detalhadamente o conceito e ainda cita diversos exemplos de situações que podem ser beneficiadas pela instabilidade. Um dos destaques do livro é a visão do conflito como fator de incentivo ao avanço.
9. Comunicação não-violenta
Quer desenvolver a sua comunicação de maneira clara, assertiva e empática? Este livro traz lições que são aplicáveis nas mais diferentes situações do cotidiano para garantir uma comunicação não-violenta. São apresentadas algumas maneiras de mudar padrões de pensamento que desencadeiam discussões, possibilitando a resolução de conflitos de maneira justa e tranquila, além da manutenção de relações fundamentadas no respeito.
10. Como fazer amigos e influenciar pessoas
O livro, que foi publicado pela primeira vez em 1936, chegou em sua 52ª edição e teve mais de 50 milhões de cópias vendidas, ainda mantendo-se atual. Dale Carnegie traz conteúdos práticos sobre como relacionar-se bem com as pessoas e como influenciá-las no dia a dia em negócios, no trabalho e até mesmo nas relações sociais. Além disso, o livro também traz técnicas para liderança, comunicação e equipes.
Boa leitura! E saiba que, em um mundo competitivo como o nosso, o crescimento profissional é essencial e a Café EAD existe para ajudar no desenvolvimento e na transformação por meio da educação.