Sem dúvidas, um dos principais desafios do mercado moderno para as empresas é a transformação digital. Aplicar tecnologias digitais a fim de melhorar processos, solucionar problemas e trazer mais rentabilidade tornou-se um desafio constante e não só para empresas com mais tempo de mercado em posições tradicionais. Pequenos negócios, MEIs e até negócios em áreas mais tradicionais enfrentam o monstro de frente no seu dia-a-dia. Muitas vezes a resistência que apresentam pode ser muito prejudicial.
O conceito de transformação digital está totalmente ligado a produtividade e lucratividade, mas não se limita a presença em redes sociais, site ou e-commerce. Essas ferramentas de marketing ajudam muito no posicionamento de empresas de qualquer porte, sendosão essenciais nos dias de hoje. Mas não vamos limitar transformação em presença. Transformação deve passar por um processo de inovação, que nem sempre é visto com bons olhos e que leva a mudanças muitas vezes demoradas e dolorosas.
Chegamos naquele ponto em que a mudança incomoda, pode trazer consequências como perda de colaboradores e, desmotivação. Embora isso possa afetar a empresa, acredite, dá trabalho, mas no final vale a pena!
E não me diga que isso não se aplica a sua empresa, ou que só conseguimos transformar digitalmente empresas de tecnologia. Esse pensamento já levou muitas empresas a fecharem as portas. Por isso é importante você se perguntar: o que meu cliente quer? O que ele procura? Onde ele está? O que está fazendo? Quando ele busca pelo meu produto ou serviço, qual é sua jornada?
É preciso marcar presença, estar ativo onde o consumidor está procurando e lhe proporcionar uma experiência digital. Talvez seja essa sua única chance para conquistá-lo. E não pense que são grandes iniciativas, que necessitam de grandes esforços e investimentos. Muitas vezes uma alteração na equipe já promove uma transformação. Ter um atendimento diferenciado omnichannel, por exemplo, trocar as tradicionais P. A.s de atendimento telefônico para um atendimento personalizado via Whats App, Messenger, Google Meu Negócio, Instagram. Utilizar uma linguagem de acordo com o público, conhecê-lo e entender como ele chama seu produto, como o utiliza, os regionalismos. Estar preparado para atendê-lo de forma a gerar uma experiência diferenciada e fidelizá-lo.
É claro que, apesar de não ser aplicável somente a empresas de tecnologia, a transformação digital depende de profissionais de TI. Seja ele terceiro ou interno, o importante é prestar o suporte necessário para o bom funcionamento das ferramentas.
Transformação está totalmente ligada a cultura da empresa e ter idealizadores, inovadores e pessoas motivadas que acreditam no propósito da empresa é fundamental nesse processo. E sabe porque resolvemos tocar nesse assunto? Porque aqui na Café EAD temos um time de inovadores que sempre buscam aprimorar seus conhecimentos para trazer ideias transformadoras para os processos, desde os mais simples, até os mais complexos.
Nós ajudamos empresas e instituições de ensino com a transformação digital através da educação. Resolvemos as demandas expostas por nossos clientes com soluções inovadoras, digitais e transformadoras pensadas por uma equipe multidisciplinar. Desde o processo mais simples, conseguimos acompanhar e nos manter cada vez mais transformados digitalmente, para ajudar empresas e instituições de ensino a alcançarem seus objetivos. Café EAD é inovação que transforma a educação.