Redes sociais e plataformas educacionais: veja como essas ferramentas podem trabalhar juntas a favor da aprendizagem
Vivemos em um mundo hiperconectado, onde as redes sociais transformaram a forma como nos comunicamos e como interagimos. No Brasil, milhões de pessoas acessam essas plataformas diariamente, tornando-as parte do cotidiano.
Nesse cenário, a EAD, que já se destaca pelo uso de tecnologias para aprimorar a aprendizagem e para enriquecer ainda mais a experiência educacional.
Mas como as redes sociais podem realmente impulsionar o aprendizado? Vamos explorar como essas ferramentas podem se tornar aliadas no ensino online.
Sempre que utilizamos recursos que já fazem parte do universo do aluno como apoio à aprendizagem, isso aproxima o conteúdo da realidade. Essa aproximação aumenta o engajamento e o interesse no ensino proposto, por isso, os cursos não precisam estar restritos ao espaço das plataformas de aprendizagem e podem estimular a participação através das redes.
Veja algumas possibilidades!
- Grupos de discussão online e lembretes
As redes sociais, como Facebook e WhatsApp, podem ser usadas para criar grupos de discussão onde os alunos compartilhem dúvidas e ideias sobre os conteúdos vistos nas plataformas de EAD. Esses espaços permitem colaboração em tempo real e fora do ambiente formal de ensino, estimulando um aprendizado colaborativo.
Essas redes também podem ser usadas para enviar lembretes sobre atividades que estão aguardando na plataforma, além de dicas e reflexões de incentivo para a continuidade da trajetória de aprendizagem. Mas cuidado para não fazer uso excessivo do envio de mensagens para não gerar o efeito oposto, distanciando o aluno de seus objetivos de aprendizagem.
- Pílulas de conhecimento e revisão
Plataformas como Instagram, TikTok e YouTube podem ser usadas para divulgar microlearning em formato de vídeo, como pílulas de conhecimento, dicas rápidas ou resumos de aulas.
Esses vídeos curtos ajudam a revisar conteúdos e são perfeitos para o consumo rápido, aproveitando o tempo livre dos alunos enquanto navegam em suas redes sociais. Permitem ainda o compartilhamento com outros usuários que também podem nutrir interesse pelos temas abordados, aumentando o alcance dos conteúdos.
- Lives educacionais e sessões de perguntas e respostas
Ferramentas de transmissão ao vivo, como Instagram Live, YouTube Live e LinkedIn Live, podem ser usadas para realizar aulas complementares, revisões ou sessões de perguntas e respostas em tempo real. Isso aumenta a interação entre professores e alunos e permite o esclarecimento de dúvidas de forma imediata, promovendo a participação.
As transmissões com especialistas também podem ser usadas como uma forma de divulgação de cursos e conteúdos disponibilizados na plataforma educacional. Permitindo que os participantes tenham contato direto com quem fez parte da construção do conteúdo, garantindo credibilidade à plataforma.
- Bibliotecas de conteúdos e curadoria de materiais
Redes como YouTube e Vimeo podem ser usadas para criar uma biblioteca de vídeos, tutoriais e aulas gravadas que complementam os conteúdos das plataformas educacionais. Isso permite que os alunos acessem materiais extras de forma prática e a qualquer momento, promovendo o aprendizado contínuo.
Além dos materiais poderem estar acessíveis para qualquer pessoa, permitindo que usuários tenham o primeiro contato com materiais que poderão ser encontrados de forma mais completa nas plataformas educacionais.
- Fóruns de discussão em plataformas sociais
Plataformas como Reddit ou Discord podem ser usadas para criar fóruns de discussão mais aprofundados sobre temas específicos abordados nos cursos. Esses espaços permitem que os alunos debatam, compartilhem artigos, vídeos e outros materiais, enriquecendo o conteúdo e promovendo uma troca de conhecimentos mais completa.
- Conexão com profissionais e networking
Redes como LinkedIn permitem que os alunos façam conexões com profissionais da área de estudo, criando oportunidades de networking e ajudando a aproximar o conteúdo acadêmico da realidade profissional. Participar de grupos específicos ou compartilhar reflexões nas redes pode gerar discussões relevantes, além de abrir portas para futuros estágios ou empregos.
É importante destacar que as plataformas educacionais possuem ferramentas que são compatíveis com estas finalidades, mas o objetivo é criar espaços fora do ambiente virtual de aprendizagem. Assim, com as redes sociais, o aluno pode se conectar de forma mais orgânica com o conteúdo, identificando-se com a proposta no seu dia a dia digital.
Isso amplia a participação, incentivando o aluno a interagir mais e voltar às atividades exclusivas da plataforma com maior interesse. A combinação dessas ferramentas reforça o envolvimento do usuário, tornando o aprendizado mais fluido e criando um ambiente mais colaborativo e dinâmico.
A Café EAD está sempre preocupada em compartilhar informações e construir de forma coletiva soluções que transformem a EAD e permitam que esse modelo de ensino se adapte às necessidades dos alunos. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos transformar o seu espaço de aprendizagem.