O que são as Trilhas de Aprendizagem e como aplicar em empresas e instituições de ensino?

O que são as Trilhas de Aprendizagem e como aplicar em empresas e instituições de ensino?

As pessoas que trabalham com o universo EAD, com certeza, usam ou já ouviram falar das Trilhas de Aprendizagem. Mas será que você sabe de fato o que é e como aplicar a metodologia nos seus cursos a distância?

 

Como o nome já indica, Trilha de Aprendizagem é um caminho que deve ser percorrido para adquirir novos conhecimentos. Mais especificamente, é uma metodologia de ensino que permite que o aluno tenha autonomia e seja o centro do seu processo de aprendizagem. 

 

As Trilhas são um conjunto de atividades que tem como objetivo desenvolver uma competência que pode ser técnica ou comportamental. A diferença da aplicação desse método está na flexibilidade, no tipo de experiência disponibilizado e na diversidade dos estímulos que são empregados para esse objetivo. Os recursos empregados podem envolver textos, vídeos, podcasts, testes, quiz, aulas expositivas, jogos e muitas outras possibilidades que podem ser aplicadas de acordo com o perfil.

 

O foco é fazer com que o aprendiz percorra uma sequência contínua de treinamentos sobre um determinado conteúdo e amplie seu nível de entendimento sobre o assunto. As Trilhas de Aprendizagem apresentam vantagens tanto para as empresas e instituições quanto para as pessoas que vão aprender a partir dos materiais disponibilizados.

 

Veja algumas vantagens oferecidas pelas Trilhas de Aprendizagem:

– Auxilia no nivelamento do conhecimento e incentiva o compartilhamento;

– Permite que o aprendiz tenha uma visão mais ampla sobre as competências que são requeridas;

– Estimula a autonomia, o engajamento e a motivação no processo de aprendizagem;

-Melhora o aproveitamento do tempo e dos recursos disponíveis;

-Potencializa a preparação dos colaboradores/alunos para exercer suas funções;

-Colabora para o alinhamento das necessidades do colaborador/aluno e os objetivos da empresa ou instituição de ensino.

 

Nos treinamentos corporativos as Trilhas de Aprendizagem são especialmente eficientes porque ajudam a criar uma cultura organizacional com base na obtenção de novos conhecimentos e no seu compartilhamento. No mundo corporativo, as Trilhas ajudam a adaptar o conteúdo para o público-alvo, favorecendo a redução de custo porque a mesma trilha pode ser usada por uma diversidade grande de profissionais que poderá acessar os recursos de acordo com a sua própria necessidade profissional e formativa.

As empresas que utilizam as Trilhas conseguem otimizar os resultados da organização usando modelos de aprendizagem que desenvolvem competências técnicas e comportamentais que estão alinhadas com as demandas e filosofia da empresa. Isso também ajuda a identificar quais são as lacunas que precisam ser preenchidas para melhorar a eficiência das equipes e de cada profissional. As atividades são contínuas e ajudam a estimular a busca por novas oportunidades e desafios.

 

Quais são os passos básicos para montar uma trilha de aprendizagem?

 

  1. As instituições que querem usar esse modelo precisam definir qual será o público-alvo e qual é o objetivo da trilha a ser desenvolvida.
  2. É preciso identificar as competências que precisam ser desenvolvidas a partir da aprendizagem.
  3. Definir os conteúdos e os melhores recursos educacionais para o objetivo proposto.
  4. Estruturar a sequência e a duração de cada atividade.
  5. Avaliar os feedbacks e resultados obtidos pelos sujeitos que percorreram a trilha. 

 

A última etapa é bastante importante porque é preciso avaliar a efetividade da trilha ofertada e, sempre que necessário, complementar seus conteúdos e moldar o material de acordo com a proposta de desenvolvimento de cada empresa ou instituição.

 

Nossa recomendação é que seu material esteja sempre atualizado para continuar estimulando a aprendizagem dos envolvidos. Observe sempre se as informações como dados, legislação e normas condizem com o presente, assim é possível evitar manter o engajamento e a qualidade na formação.

 

Seguindo estas recomendações é possível desenvolver uma trilha de aprendizagem capaz de estimular o autodesenvolvimento e melhorar a eficiência de qualquer dinâmica organizacional. 

E se precisar de ajuda para aplicar o modelo na sua instituição ou empresa, a Café EAD pode oferecer os melhores recursos para compor a sua trilha de acordo com o seu público-alvo.

Posts recentes