Se você tem interesse pelo universo EAD já deve ter tido contato com a sigla SCORM. Mas se ainda tem dúvida sobre o significado, nós vamos te ajudar a entender o termo e como ele se aplica na educação a distância.
A palavra é uma abreviação de Shareable Content Object Reference Model ou Modelo de Referência de Objeto de Conteúdo Compartilhável. Isso quer dizer que é um modelo de referência para os materiais que precisam ser compartilhados pela internet.
Quando um material é produzido a partir de um padrão SCORM ele tem a capacidade de ser lido por diferentes plataformas, tornando o conteúdo compatível e mais universalizado.
Vamos pensar numa representação simples para ilustrar como funciona. É como se você tivesse um eletrônico com o modelo de tomada antigo que não pode ser ligado nos novos padrões de tomadas. O uso do SCORM representaria um conjunto de adaptadores, que te permite fazer a conexão desse aparelho em diversos modelos de tomada disponíveis.
Tá, mas quando falamos de EAD, o que seriam as diferentes tomadas representadas no nosso exemplo? Para entendermos isso, é preciso saber que existem diferentes modelos de Sistema de Gestão de Aprendizagem (LMS) ou Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
O que é LMS ou AVA?
Tanto a sigla LMS quanto a sigla AVA representam o ambiente virtual de aprendizagem. São os espaços virtuais com múltiplas funcionalidades que permitem a criação de conteúdo, organização de cursos e inscrição de alunos. Podem ser usados tanto para educação convencional quanto corporativa.
É basicamente o uso de um software para administração, oferta e acompanhamento de cursos online. Existem várias opções de LMS disponíveis. Essas opções envolvem softwares gratuitos e também opções pagas. Elas permitem a personalização dos espaços virtuais e sua aplicação pode ser tanto para cursos rápidos quanto de longa duração.
Aí entra a necessidade da compatibilidade que o SCORM oferece, significa utilizar os padrões e normas para que o material possa ser distribuído a partir de diferentes plataformas de educação a distância.
O que é o SCORM?
SCORM é um padrão técnico usado na hora de criar produtos de aprendizagem virtual. Esse modelo permite que os cursos online sejam compatíveis com as plataformas LMS.
Na prática, o SCORM é a maneira como padronizamos os arquivos que estão armazenados dentro da plataforma que hospeda o seu curso online. Ou seja, quando você acessa uma plataforma EAD é possível encontrar informações sobre o usuário, sobre o andamento do curso, sobre o material disponível, entre outras coisas.
Esses dados que tratam do desenvolvimento individual do aluno/usuário e da organização do conteúdo podem ser gerenciados com o uso do SCORM e armazenados na plataforma LMS.
Fazendo uso do SCORM é possível trocar de plataforma de ensino caso seja necessário e caso ambas façam uso desse modelo.
Mas é preciso lembrar que a escolha pelo uso ou não do SCORM deve ser feita de acordo com a necessidade que cada ambiente virtual demanda.
Vantagens e desvantagens das diferentes versões do SCORM
Vantagens SCORM 1.2
– É compatível com a maioria das ferramentas de criação de cursos e ambientes virtuais de aprendizagem.
– É simples e confiável, por isso ainda utilizado por muitas instituições e empresas.
Desvantagens SCORM 1.2:
– Essa versão só pode ser usada com conteúdo web, ou seja, não pode ser aplicada aos apps. O que limita bastante sua aplicação, tendo em conta a ampliação do uso de smartphones e tablets para a aprendizagem.
– Não é bom para módulos de cursos longos porque aloca apenas pequenas quantidades de dados.
– Não é possível acompanhar visualizações de slides e resultados do quiz simultaneamente.
– Não possui uma variável para armazenar o texto de interação.
Vantagens 4º edição SCORM 2004
– Sua última atualização foi lançada em 2009 e trouxe novos recursos para o modelo.
– Teve seu desempenho aprimorado.
– Permite a separação da conclusão e acompanhamento de sucesso.
– Produz relatórios de dados mais claros.
– Possibilita traçar estatísticas pouco mais detalhadas no LMS.
Desvantagens 4º edição SCORM 2004
-Só pode ser usado com conteúdo web.
-SCORM 2004 não é compatível com tantos produtos de e-learning quanto o SCORM 1.2.
Você viu que existem diferentes versões do SCORM e mesmo a última tendo sido lançada há mais de 10 anos, o modelo ainda é aplicado em cerca de 70% dos cursos EAD.
Para escolher a melhor versão é preciso ter em mente quais são as suas necessidades e o que cada uma das versões pode oferecer.
Ainda está na dúvida sobre as melhores escolhas para os seus cursos de educação a distância?
A Café EAD tem uma equipe pronta para te orientar. Entre em contato e utilize as melhores opções de acordo com as suas necessidades.