O modelo de ensino por competências respeita e estimula as potencialidades de cada sujeito aprendiz, valorizando suas respostas a cada situação proposta. Se esse método de ensino difere das experiências tradicionais, estimulando a reflexão em detrimento da simples transmissão de conteúdo, como aplicar essas mudanças na aprendizagem EAD através do Moodle?
A grande vantagem da plataforma Moodle é a versatilidade. É possível criar e adaptar suas configurações para atender aos mais diferentes modelos de ensino, incluindo a aprendizagem por competências.
Moodle e a Educação baseada em competências
É possível aplicar ao Moodle o sistema de avaliação baseado no grau de aquisição de competência que cada aluno obteve ao longo das propostas estabelecidas em determinado processo de aprendizagem ou curso. Para isso duas etapas são necessárias: a criação de um Quadro de Competências e de um Modelo de Plano de Aprendizagem.
Planejamento e avaliação
A configuração da plataforma pode ser feita pelo administrador a fim de estabelecer inicialmente quais competências precisam ser alcançadas nas unidades da formação proposta. Funcionando como um sistema que interliga o desenvolvimento das mais diferentes capacidades ao longo do percurso de aprendizagem.
Para isso são criados os Quadros de Competências. Neles estão listados todos os tópicos a serem desenvolvidos em cada uma das etapas e podem ser visualizados antecipadamente pelos alunos. O conhecimento prévio das competências a serem desenvolvidas permite que o aprendiz trilhe um caminho mais sólido para a conclusão das atividades estabelecidas, sabendo onde deve chegar ao final das unidades e do curso como um todo.
O Moodle também permite a criação de Modelos de Plano de Aprendizagem que podem ser atribuídos a grupos de alunos, agilizando a aplicação do modelo de avaliação por competências e estabelecendo o trajeto a ser percorrido pelo aluno para o desenvolvimento das habilidades propostas (trajeto esse que pode ser sequencial ou livre, quando o aluno escolhe a ordem em que realizará as atividades).
Mapeamento do projeto
No início de cada projeto ou curso as competências atribuídas estão marcadas como incompletas. À medida que as atividades vão sendo realizadas pelo aluno as etapas concluídas são exibidas e é possível visualizar a evolução individual do Plano de Aprendizagem.
A atribuição de competências pode ser realizada de forma automatizada ou manual, de acordo com os critérios e sistemática estabelecida pelo professor. As atribuições de avaliação podem ser divididas entre não satisfatório, satisfatório e excelente e podem ou não condicionar o desbloqueio de novas atividades.
Gerenciamento do projeto
Os administradores e professores podem acompanhar o desempenho de cada um dos alunos ou dos grupos envolvidos nas atividades propostas. Adequando e adaptando as tarefas de acordo com as necessidades que surgem no decorrer do processo de aprendizagem.
O Moodle permite a elaboração de relatórios completos para o acompanhamento das atividades e das competências desenvolvidas pelos alunos, assim como em qualquer outra metodologia de ensino aplicada à plataforma.
Isso porque ele foi desenvolvido com o objetivo de possibilitar e enfatizar a educação construtivista, onde o aluno é o protagonista do seu processo de aprendizagem. O ensino por competência é uma das opções dentro desse universo dos métodos focados na maior autonomia dos alunos, aplicados a partir de uma configuração específica que permite inúmeras possibilidades de ensino.
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