O futuro chegou e as IAs estão acessíveis para qualquer pessoa. Elas ainda não são usadas por todos, mas as facilidades trazidas por inteligências artificiais tendem a estar cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Na educação isso não é diferente. Nesse universo as novas tecnologias demandam uma reorganização das formas de ensino, assim como o desenvolvimento de alternativas que permitam o bom uso das IAs no processo de aprendizagem.
O que são as IAs?
Existem diferentes tipos de Inteligências Artificiais e todas elas funcionam a partir do “aprendizado”, correlacionando dados e buscando novas respostas para os mais diferentes questionamentos e situações. Para isso, são usados bancos de informações e programações específicas que permitem que a máquina funcione como um cérebro artificial.
Por exemplo, quando usamos um assistente virtual como a Alexa ou o Google Assistente, estamos interagindo com uma inteligência artificial. Esses softwares podem “entender” o que falamos, responder nossas perguntas e ainda realizar tarefas simples, como organizar agenda ou enviar mensagens.
Os carros autônomos são outro exemplo. Eles usam inteligência artificial para “ler” o ambiente ao redor, identificando obstáculos, sinais de trânsito e outras informações que são necessárias para conduzir o veículo de forma segura, sem a necessidade de um motorista.
Tipos de IAs
Elas podem ser classificadas em vários tipos. Vamos conhecer alguns deles:
- IA fraca – projetados para tarefas específicas. Nessa categoria temos como exemplos os assistentes virtuais; as ferramentas que geram recomendações em plataformas de comércio eletrônico; chatbots de atendimento em portais e sites.
- IA baseada em aprendizagem de máquina (Machine Learning) – esse modelo envolve um sistema mais complexo que permite que a máquina “aprenda” com os dados que estão disponíveis para ela. Isso permite que a máquina aprimore suas respostas e correlacione informações.
- IA baseada em Lógica – como o nome já diz, usa regras lógicas para tomar decisões. Está presente em aplicativos que indicam rotas de trânsito com base nas condições do tráfego e pode estar também em sistemas de diagnósticos médicos.
- IA baseada em redes neurais – são inspiradas no funcionamento do cérebro humano e formadas por camadas interconectadas. Temos como exemplos: reconhecimento da fala em dispositivos móveis como smartphones; condução de carros autônomos; identificação de padrões de imagens em redes sociais.
- IA geral ou forte – possuem habilidades cognitivas semelhantes às humanas e realizam um grande número de tarefas de forma autônoma. Esse modelo de IA ainda está em pesquisa, portanto não está disponível para o usuário comum.
Inteligência Artificial na educação
Como vimos, existem vários tipos de IAs e diferentes usos para cada uma delas. Agora a pergunta que podemos fazer é: como elas podem ser usadas para melhorar os processos de aprendizagem?
As IAs podem ser usadas para personalizar a aprendizagem, tornando o processo mais flexível e dinâmico, identificando o que está sendo aprendido por cada aluno e de que forma isso está acontecendo.
Outro uso interessante é auxiliando na preparação de planos de aulas, reduzindo o tempo que os professores dedicam para essa tarefa. As IAs têm capacidade para indicar metodologias e recursos para tornar a aprendizagem mais eficiente, isso de acordo com cada grupo envolvido.
As ferramentas também podem funcionar como tutores pessoais. Nesse caso, é possível fornecer atividades personalizadas e feedbacks direcionados para melhorar o desenvolvimento do aluno.
As IAs podem operar na moderação em grupos de discussão, apoiando o processo de aprendizagem em equipe. Além disso, a Realidade Virtual Inteligente também é uma ótima opção para criar experiências imersivas que podem ampliar os conhecimentos adquiridos pelo aluno.
As possibilidades de uso na educação são muitas e crescem de acordo com o avanço das tecnologias que envolvem a aplicação das Inteligências Artificiais. Essa realidade não impede que essas ferramentas estejam associadas a alguns desafios que precisam ser superados para a ampliação do uso e das potencialidades das IAs.
Desafios que precisam ser superados no uso das IAs
A Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura) compartilha um documento que trata sobre a temática das IAs na Educação. O título pode ser traduzido como “Desafios e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável”. Na publicação estão apresentados alguns desafios que precisam ser superados para que o uso das IAs na educação possa ser efetivo e não seja motor para o aumento da desigualdade na formação e educação dos alunos.
De forma resumida, os pontos de atenção são:
- Garantir o desenvolvimento de políticas públicas abrangentes e sustentáveis na área que entrelaça educação e Inteligência Artificial.
- Superar obstáculos como baixa conectividade, falta de hardware e conteúdo culturalmente apropriado.
- Os educadores precisam desenvolver novas competências, como habilidades de análise de dados, para utilizar eficazmente a IA na educação.
- É essencial coletar dados educacionais de qualidade para alimentar algoritmos preditivos e de aprendizado de máquina.
- Realizar pesquisa sobre IA na educação para entender seu impacto na qualidade da aprendizagem e, para além de pesquisas gerais, realizar estudos locais e descentralizados para obter bons resultados.
- A coleta e o uso de dados devem ser éticos e transparentes para evitar propagação de discursos discriminatórios, além de proteger a privacidade dos alunos.
Ainda estamos vivenciando os impactos iniciais da IA na educação, mas com o acompanhamento dos impactos e ações planejadas podemos utilizar as ferramentas disponíveis a serviço da educação, melhorando o processo de aprendizagem e o mapeamento desse processo.
A Café EAD valoriza as novas tecnologias que podem trabalhar em benefício da educação. Somos uma empresa que está em constante atualização para buscar sempre as melhores soluções para nossos clientes e para seus alunos. Entre em contato e saiba como otimizar a aprendizagem na sua empresa ou instituição através do uso de IAs.