Os diferentes softwares disponíveis no mercado de forma gratuita ou paga ajudam na administração e na ampliação dos recursos para a Educação a Distância. Com eles é possível gerar uma infinidade de dados para acompanhar o uso da plataforma EAD, assim como o gerenciamento dos cursos.
A utilização desses softwares permite agregar funções e facilitar o acompanhamento da formação ofertada, como o uso de cada aluno na plataforma, controle e criação de novas turmas e cursos, além de inscrições e matrículas feitas de forma automática.
Esses facilitadores permitem melhorar a organização da sua instituição ou empresa, otimizando tempo e investimento. Para que tudo funcione de forma adequada e para que os diferentes sistemas conversem entre si, é preciso realizar a integração da sua plataforma Moodle com o software desejado.
A integração permite que os diferentes sistemas trabalhem em conjunto, gerando informações completas e evitando retrabalhos para transmitir os dados de um dispositivo para outro. Um exemplo simples são as inscrições ou matrículas que, quando integradas ao Moodle, permitem acesso automático à plataforma, sem a necessidade de inserção manual de cada um dos alunos.
As vantagens da prática integrada envolvem melhora na produtividade e acompanhamento dos dados, otimização de processos, segurança para tomadas de decisão, redução de custos e de falhas.
Conheça os principais tipos de integração do Moodle e simplifique a utilização da sua plataforma.
Webservice: é muito usado para integrar o Moodle com sistemas de gestão acadêmica. A variedade de webservices disponíveis possibilita integrar o Moodle com diferentes sistemas. Clique e veja as interfaces de programação de aplicativos (APIs) do Moodle.
LDAP: permite configurar os protocolos de acesso e diretórios de informação. Dessa forma é possível criar os processos adequados para cada necessidade porque mesmo utilizando um único tipo de servidor LDAP (por exemplo, MS Active Directory), cada plataforma Moodle pode empregar uma estrutura de diretório própria para manter suas contas de usuário, grupos, etc. Veja os passos para habilitar e configurar seu servidor LDAP.
Banco de dados externo: permite verificar numa fonte externa ao Moodle se um determinado usuário e senha são válidos. Em caso de não existência do usuário na plataforma Moodle, uma nova conta é criada automaticamente, copiando todos os dados da fonte externa. Obtenha mais informações e saiba como fazer o registro de um banco externo.
Microsoft 365: este plugin fornece acesso ao Microsoft 365 como um repositório. Inclui OneDrive for Business, Office Video, Office Delve, além de bibliotecas de documentos do SharePoint e arquivos de grupos associados aos cursos do Moodle. Clique para mais informações.
LTI: Learning Tools Interoperability estabelece um padrão para integrar aplicativos de aprendizagem com o Moodle. Possibilita que usuários de outra página acessem cursos e atividades selecionadas em sua plataforma ou permite o caminho inverso, ou seja, a interação de usuários da plataforma com recursos de aprendizagem compatíveis com LTI e atividades em outros sites. Veja como estabelecer estas especificações.
Gostou das dicas e quer facilitar o gerenciamento e o uso da sua plataforma Moodle integrando outros sistemas?
Aproveite toda a experiência que a Café EAD possui com diferentes processos de integração disponíveis no mercado. Nossa equipe coloca em prática aquilo que a sua empresa ou instituição precisa para concentrar tudo num único espaço.