O trabalho remoto, o popular home office, é uma realidade no Brasil e no mundo que ganhou força durante a pandemia. A necessidade de distanciamento social claramente impulsionou esse modelo de trabalho e retomadas as atividades presenciais muitas empresas continuam optando pelo sistema a distância. Um balanço divulgado pela FGV mostra os números no país.
O trabalho feito de casa pode trazer muitas vantagens e pesquisas indicam que amplia o bem-estar dos colaboradores. A Café EAD sabe disso! Nós já utilizamos esse modelo desde 2015.
Enquanto administradores, produtores de conteúdo para formação a distância e criadores de soluções tecnológicas para a EAD temos como missão romper com barreiras impostas pela distância através do uso adequado das tecnologias. Nesse sentido, nada mais lógico do que ampliarmos o campo de busca de profissionais qualificados para compor nossa equipe.
Nesse universo, sabemos que romper com as limitações geográficas traz muitas vantagens, mas não está livre de desafios que precisam ser superados para garantir a produtividade de qualidade e o bom andamento dos projetos.
Por isso, decidimos compartilhar algumas das soluções que adotamos na nossa empresa e que sabemos, por experiência, que ajudam a garantir os resultados esperados e ajudam a superar as dificuldades que estão vinculadas ao trabalho remoto.
- Critério na seleção
O primeiro passo é fazer uma seleção criteriosa dos profissionais que vão compor a equipe.
Essa etapa funciona para as empresas que vão iniciar os trabalhos remotos com novos colaboradores. Para aquelas que estão fazendo a transição do modelo presencial para o home office, o indicado é realizar um treinamento e não economizar nas orientações que serão o alicerce para chegar a um resultado positivo.
A vantagem para as novas contratações é que a busca pode ser ampliada, assim a empresa pode identificar, em qualquer parte do país, um profissional qualificado e comprometido com o que sua empresa espera.
- Comunicação
Manter uma comunicação eficiente com todos os colaboradores é essencial em vários sentidos. É a comunicação que permite que cada um compreenda seu papel dentro do grupo e que aprenda como se portar em cada nova situação “dentro da empresa”.
Quando os colaboradores compreendem claramente suas funções e responsabilidades, a eficiência operacional aumenta, evitando mal-entendidos e melhorando o desempenho individual e coletivo.
A comunicação também permite que o sentimento de pertencimento seja desenvolvido. É preciso que o colaborador saiba que faz parte de um conjunto, mesmo não estando presencialmente com toda a equipe. Isso reduz a sensação de isolamento, que é um grande problema no contexto do trabalho remoto.
- Transparência
Compartilhar o andamento de cada projeto também auxilia nessa tarefa. A transparência nas informações sobre os projetos em andamento contribui para alinhar expectativas, evita duplicidade de esforços e permite ajustes rápidos quando necessário. Isso resulta em uma gestão mais eficaz e no melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
- Rotina
Na Café EAD entendemos que mesmo com a flexibilidade trazida pelo trabalho remoto, a rotina no desenvolvimento das funções é importante para garantir a criação de hábitos produtivos. Com horários pré-estabelecidos o contato é rápido e eficiente, mantendo a qualidade na comunicação e facilitando o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
- Grupos de trabalho
Nos preocupamos com canais de comunicação que interligam todas as equipes da empresa, mas oferecemos espaços exclusivos para o compartilhamento de informações rápidas de cada projeto. Dessa forma, os colaboradores envolvidos podem compartilhar o andamento de seu trabalho, tirar dúvidas e manter a proximidade necessária com os demais envolvidos.
- Suporte
O suporte envolve todo um conjunto de ações que auxiliam o colaborador tanto para seu desenvolvimento profissional quanto pessoal e disponibiliza a infraestrutura adequada para cada tarefa. Isso envolve o uso de softwares adequados e a disseminação de treinamentos para capacitação, além de iniciativas que visam estimular a aproximação entre todos os envolvidos.
- Ferramentas de gerenciamento
Existem ferramentas muito funcionais que auxiliam no acompanhamento de projetos e no andamento de cada tarefa e que permitem à empresa avaliar qual é o investimento dispensado para a realização de cada atividade. No trabalho remoto essas ferramentas ganham um peso ainda maior porque permitem acompanhar o desenvolvimento de cada etapa e as entregas de cada profissional.
Nesse sentido, a organização é essencial para que o modelo de trabalho remoto seja bem-sucedido. Por isso separamos algumas ferramentas que podem auxiliar nessa empreitada:
– Trello
-Bitrix24
-Asana
-Jira
-Microsoft Project
– Basecamp
– Wrike
Todas oferecem ferramentas para a gestão de seus projetos e tornam-se facilitadores na distribuição de funções e acompanhamento de cada colaborador.
Nós da Café esperamos que essas dicas sejam úteis e que ajudem a fomentar um trabalho remoto de qualidade, que amplie o bem-estar do colaborador e a qualidade dos serviços ofertados pelos mais distintos segmentos de empresas. Estamos aqui para demonstrar que a tecnologia está ao nosso favor e que podemos encurtar distâncias com as ferramentas que ela oferece.