Os processos de aprendizagem são diversos e envolvem inúmeras possibilidades, como, por exemplo, o simples fato de ler um livro. Essa experiência, depois da obra produzida, envolve apenas o leitor e mesmo assim proporciona novos conhecimentos. Então, por que a interatividade na educação a distância é um fator importante?
A EAD no início de sua aplicação trabalhava exclusivamente com materiais impressos e a interatividade entre aluno e instrutores/professores estava restrita ao envio de atividades solicitadas e dúvidas pontuais. Nesse processo as respostas demoravam para chegar, o que limitava o avanço nos estudos.
Com o emprego de novas tecnologias essa realidade foi sendo alterada, ampliando e qualificando a EAD. Hoje as respostas podem ser imediatas, o que permite que o aluno tire dúvidas e siga para a próxima etapa de sua trilha de aprendizagem tendo pleno domínio dos conteúdos já estudados.
O que representa a interatividade na EAD?
A interatividade no contexto da EAD está relacionada com a capacidade dos ambientes de aprendizagem online de proporcionar uma experiência educacional dinâmica e participativa. Ela permite que os alunos se engajem ativamente com o conteúdo do curso, com o instrutor e com outros colegas de classe, mesmo estando fisicamente separados.
Na EAD essa interatividade pode ser entre:
– Aluno-conteúdo: por meio de vídeos, textos, simulações, jogos educativos, questionários, atividades práticas e uma série de recursos.
– Aluno-instrutor: interação com instrutores por meio de videoconferências, fóruns de discussão, chat, e-mail, entre outras formas de comunicação online.
– Aluno-aluno: quando alunos interagem entre si através de atividades em grupo, fóruns de discussão, salas de chat ou grupo de estudos.
– Aluno-sistema: acontece sempre que o aluno está utilizando a plataforma de ensino. Está relacionada com as ferramentas disponíveis, navegabilidade e é um essencial para o engajamento no processo de aprendizagem.
Como garantir interatividade nos cursos EAD?
Uma série de iniciativas e ferramentas podem ser usadas para fortalecer e ampliar a interatividade nos cursos EAD. Vamos ver algumas opções:
- Vídeos interativos permitem que os espectadores interajam com o conteúdo, respondendo a perguntas, escolhendo caminhos dentro do vídeo ou explorando elementos adicionais. Nessa opção, além de assistir, o aluno faz escolhas que podem interferir na continuidade do conteúdo apresentado no vídeo.
- Simulações e jogos educativos são ferramentas que permitem recriar situações e estimular o aprendizado através de jogos que engajam os alunos e colaboram para que ele aprenda de forma prática e divertida.
- Webinars e videoconferências são possibilidades de interação em que os alunos podem participar de apresentações em tempo real, fazer perguntas e estabelecer uma relação direta com seu instrutor e com outros participantes.
- Fóruns de discussão estão disponíveis em plataformas de EAD ou em sistemas de gestão de aprendizado e permitem que os alunos discutam tópicos do curso, compartilhem ideias, façam perguntas e colaborem entre si.
- Questionários e avaliações interativas são eficientes para personalizar a trilha de aprendizagem e fornecer feedbacks sobre os avanços e necessidades de cada aluno.
- Salas de chat e mensagens instantâneas são muito usadas em plataformas educacionais online. Embora sejam ferramentas bastante conhecidas, é preciso reforçar que elas continuam tendo muito valor porque permitem que os alunos se comuniquem entre si e com o instrutor de forma rápida e fácil.
Essas são apenas algumas das muitas ferramentas disponíveis para trazer interatividade ao aprendizado na EAD. A escolha das melhores soluções deve estar relacionada com os objetivos de cada curso e com as necessidades dos alunos.
Quais são as vantagens que uma boa interatividade traz para a EAD?
A participação é um elemento que amplia a aprendizagem do aluno, por isso a interatividade é importante para a eficácia dos ambientes de aprendizagem online e para a transmissão de conhecimento de forma geral.
Algumas vantagens que estão associadas aos estímulos promovidos pela interatividade são:
- Feedbacks imediatos: o aluno não precisa mais parar seu processo de aprendizagem esperando por um retorno a respeito de suas dúvidas ou sobre seu desempenho em determinada atividade. As informações podem ser fornecidas de forma imediata, assim que uma atividade é concluída ou assim que uma dúvida é apresentada.
- Customização: quem está familiarizado com o universo da EAD sabe que a personalização é uma característica que diferencia esse modelo de ensino. Ferramentas interativas, como questionários adaptativos ou módulos personalizados, são usadas para que os alunos avancem no seu próprio ritmo e de acordo com as suas necessidades individuais.
- Pertencimento: um conteúdo e uma plataforma interativa permite que o aluno sinta-se parte do contexto educacional e protagonista em sua jornada de aprendizagem.
- Colaboração: a interação traz a possibilidade de construção de conhecimento de forma conjunta, permitindo que os participantes aprendam uns com os outros.
- Variedade de recursos: torna a aprendizagem mais interessante e mais próxima da realidade dos alunos, fazendo uso de tecnologias que fazem parte do cotidiano de todos os usuários da internet.
- Engajamento: a interatividade fomenta o engajamento dos alunos a partir do envolvimento promovido por meio das ferramentas que aproximam o aluno de seus instrutores, colegas e da própria plataforma de ensino.
Na EAD a interatividade é mais que uma ferramenta pedagógica, ela está relacionada com o próprio desenvolvimento desse modelo de ensino. Estimular e desenvolver as formas de participação dos alunos é uma maneira de estar continuamente em busca de uma formação com mais qualidade.
Precisa tornar o seu conteúdo mais interativo? A Café EAD pode te ajudar, entre em contato e descubra quais são as melhores soluções para a sua instituição e para seus alunos.