Todos nós já ouvimos falar em inovação, porém, se nos perguntarem, fica difícil conseguir explicar. De maneira simples, inovação é trazer uma ideia ou solução nova para resolver um problema, com o intuito de gerar benefício para as pessoas e valor para empresas.
É comum nos depararmos com pequenas inovações no nosso dia-a-dia, porém não podemos atrelar a inovação exclusivamente com tecnologia. Elas podem andar juntas, mas isso não é uma regra. A tecnologia é responsável por grande parte das inovações do mundo moderno, mas não é a única. Isso porque a inovação está em todos os setores.
Para entender melhor, vamos pegar um exemplo simples que está acontecendo durante a pandemia: universidades em parceria com empresas privadas estão construindo respiradores de baixo custo para suprir a necessidade de municípios mais carentes. Em tempos em que os respiradores estavam escassos e com um preço muito alto, o custo desse novo respirador ficou mais acessível e permitiu que muitos hospitais adquirissem os novos respiradores e tendo assim a oportunidade de salvar mais vidas.
É um exemplo simples, mas que nos traz a inovação em sua forma mais pura. Temos um problema: falta de respiradores. Encontramos uma solução: podemos fabricá-los a baixo custo. É um produto já existente, porém os materiais utilizados e a forma de concepção são diferentes da já utilizada pelas indústrias que produzem o respirador.
Importante saber diferenciar a inovação de uma descoberta ou uma invenção. A descoberta é um fato físico ou científico que se aplica a sociedade, porém não é tangível, não gera protótipo. Já a invenção gera um produto, porém, não produzido em larga escala num primeiro momento.
Inovar é utilizar a criatividade a favor da resolução de problemas. Resolvê-los é o objetivo da inovação. A Café EAD é uma empresa que tem inovação no seu DNA. O método de trabalho é adaptado para cada demanda, mas a maior parte dos projetos partem do seguinte princípio:
1. Identificação da demanda
No primeiro momento, entender a demanda do cliente é fundamental. Saber como foi identificada essa necessidade e quem são as pessoas que eles desejam atender. A definição de objetivos geral e específicos alinhados a expectativa do cliente.
2. Concepção da solução
A solução para a demanda do cliente é concebida por uma equipe multidisciplinar, que se reúne para entendimento de todos os dados do cliente e suas expectativas. Cada solução é personalizada, por mais que utilizem as mesmas plataformas, todas elas são adaptadas para atender o cliente da melhor forma possível.
Antes de iniciar a produção, a solução é apresentada para o cliente e, caso necessite de ajustes, são feitos ainda antes de entrar na produção, para que não haja perda de tempo.
3. Homologação e testes
Solução em desenvolvimento, é feito um ambiente de testes para que possam ser avaliadas todas as soluções propostas. Cada teste é alinhado de acordo com o passo a passo de criação do projeto. Testes feitos e alinhados àa expectativa do cliente, segue para a fase final.
4. Planejamento e implementação
É nessa fase que é feito um cronograma de entrega, prevendo todas as etapas a serem cumpridas e seu prazo máximo. O cronograma é bastante flexível, mas temos como premissa a entrega em um tempo que seja confortável para o cliente e para a equipe que faz a concepção do projeto.