Tecnologias inovadoras em educação

post
 

Aparelhos tecnológicos como smartphones e tablets, acessos a redes sociais, realidade aumentada, ambiente virtual de aprendizagem, games e aplicativos estão cada dia mais presentes no cotidiano de muitos estudantes. Atualmente, o uso da tecnologia na educação é uma realidade, e a tendência é que haja uma aproximação ainda maior entre esses dois conceitos.

 

A educação a distância foi facilitada a partir da popularização da web – embora já existisse antes por meio de correspondência. Essa facilidade de acesso a informações é uma das grandes contribuições da tecnologia para a educação.

 

A tecnologia avança e contribui em muitos campos do saber. Olha esse exemplo:

 

Imagine como a realidade aumentada e a realidade virtual podem auxiliar os estudantes de Medicina: fazer uma cirurgia virtual e simular todos os problemas que podem ocorrer durante ela, fazem com que o aluno tenha um aprendizado na prática, porém exposto a riscos reais em um ambiente virtual.

 

Em poucos anos, o exercício de todas as profissões será transformado pela popularização da inteligência artificial e da robótica. Os estudantes de hoje devem estar preparados para essa realidade e, principalmente, prontos para encarar desafios provenientes de novas tecnologias que ainda surgirão.

 

Veja algumas ferramentas tecnológicas que tem transformado a educação atual:

 

Realidade virtual e realidade aumentada

 

Realidade virtual e realidade aumentada não são a mesma coisa. A realidade virtual cria uma experiência imersiva em um outro mundo. Para acessá-la, você precisa usar aparelhos como o Oculus Rift e o PlayStation VR.

 

Já a realidade aumentada traz para nosso mundo elementos holográficos, ou seja, projeções de animais, objetos e pessoas que não pertencem a ele originalmente.

 

Sala de aula invertida

 

A sala de aula invertida é uma metodologia de ensino dependente de acesso à internet. Seu conceito baseia-se no aluno aprender a teoria em casa, acessando um ambiente virtual de aprendizagem, assistindo às videoaulas e fazendo exercícios e atividades individualmente.

 

A etapa remota o prepara para um encontro periódico, no qual poderá interagir com seus professores e colegas. É nessa etapa que as dúvidas do estudo individual são sanadas e acontece a cooperação com seus colegas em projetos práticos.

 

Oposta a educação clássica, a sala de aula invertida é um dos mecanismos mais eficazes da aplicação da tecnologia na educação.

 

Gamificação

 

Com a gamificacão, a dinâmica dos jogos é aplicada ao ensino de conceitos e conteúdos. O ato de aprender assume um caráter de superação de desafios e busca por bons resultados. A aplicação da aprendizagem através de jogos parte da lógica que o ser humano é social e competitivo.

 

Aplicativos

 

Há milhares de opções de apps para ajudar os estudantes nas mais diferentes tarefas e demandas. Com a ajuda desses softwares, o aluno pode otimizar seu tempo de estudo, acelerar seu ritmo de leitura, organizar suas finanças pessoais, exercitar sua memória, treinar seu conhecimento sobre determinado assunto e até aprender uma nova língua.Como em qualquer outro setor, o emprego da tecnologia na educação traz muitos benefícios às pessoas. Estudantes do mundo inteiro têm a oportunidade de se comunicar a qualquer momento e de melhorar sua aprendizagem. Assim, é fácil perceber o potencial que a tecnologia tem para facilitar nossa vida, seja nos estudos, no trabalho ou na esfera social.

 

Utilizar a tecnologia a favor da educação é uma das tarefas da Café EAD, no intuito de promover desenvolvimento pessoal e profissional. Conheça nossas soluções e perceba como a inovação pode gerar aprendizados produtivos e ganhos para sua empresa ou instituição de ensino.